ESQUEÇA OS NÚMEROS!!

Hoje me enviaram o print da pergunta dessa moça num grupo de dieta Low Carb, e eu fiquei bastante impressionada ao ver tanta preocupação por tão pouco.

Uma vez que amanhã é segunda-feira, Dia Universal da Renovação da Esperança de Emagrecer, vamos colocar alguns pingos nos i’s antes que mais pessoas saiam enlouquecidas por aí se metendo com jejuns e dezenas de ovos cozidos.
peso-explica

Eu explico!

Uma diferença de 600g ao longo das horas de um dia é uma coisa perfeitamente normal. Porque o corpo é dinâmico e o nosso peso oscila constantemente. Fatores que podem influenciar:

– Um dia sentada trabalhando pode promover retenção hídrica nos membros inferiores.

– Se faltam alguns dias para a menstruação, os níveis circulantes de progesterona também podem afetar o peso (porque inibe a excreção de sódio).

– HORÁRIO DA PESAGEM: é natural acordar “mais leve”, principalmente se a pessoa faz a pesagem após a primeira urina da manhã. O corpo se torna “mais pesado” ao longo do dia, principalmente porque sai do estado de pleno repouso e o nosso corpo é um sistema no qual tudo funciona na presença de água. Já disse que inchaço após um dia de trabalho é normal.

– Miga, 500ml de água corresponde a 500g na balança! Todo esse chá de salsa + água com limão tem volume e isso também pesa!!

– Você pode alterar o resultado até quando se curva para frente para verificar o seu peso.

– Roupas, sapatos etc.

– Quanto você sua (ou não) ao longo do dia.

– Não existe um PESO FIXO que corresponde a cada pessoa. Acontecem muitas (muitas!!!) flutuações ao longo dos dias. Novamente: isso é normal

Mas agora eu vou dizer o que VERDADEIRAMENTE importa:

Pelamordedeus desapeguem da balança! Ela é um instrumento da FÍSICA e não diz nada a respeito do que acontece dentro do seu corpo, nem sobre a sua saúde e MUITO MENOS sobre o seu valor pessoal.

(Este objeto não tem a capacidade de medir o seu valor)

Não conecte a sua autoestima com números no visor da balança. Não faz o menor sentido ficar feliz quando o ponteiro desce e ficar triste quando o ponteiro sobe.

O peso nada mais é do que a relação entre o seu corpo e a gravidade no planeta. E você não precisa depositar TANTA importância nisso.

ESQUEÇA esses malditos números, eles são fator ansiogênico. Ou seja: acompanhá-los só causa frustração e tristeza. E ficar sabendo dessa informação não faz absolutamente nenhuma diferença concreta no peso que você viu ou deixou de ver.

Deixem de maluquices. Ninguém consegue seguir dieta restritiva alternada com jejuns de chá de salsa. É simplesmente insustentável. O esforço dura alguns dias (normalmente não chega a uma semana…) e o resultado disso é: a pessoa tem um episódio de compulsão, come até as paredes, se sente culpada pelo descontrole (que não foi culpa dela!!) e promete que irá começar uma nova dieta.

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Saia dessa vida.

Esqueça as dietas.

Esqueça os atalhos.

Esqueça os chás e os sucos doidos.

Esqueça os sacrifícios impossíveis de seguir.

Fazer isso NUNCA ajudou ninguém a perder peso e manter. Esse tipo de atitude só leva à compulsões e ganho de peso (sim, eu disse “ganho de peso”)

O que você tem em mente para tentar perder peso durante essa semana? É uma coisa que você se vê fazendo com constância daqui a 10 anos? Se for insustentável a longo prazo, esqueça! Não vai adiantar para nada.

Se você quer perder peso (e sustentar a perda), você não precisa fazer jejuns, abrir mão de comer as coisas que você gosta, beber um monte de chás malucos, subir na balança a cada 5 minutos…você precisa mudar o seu jeito de pensar sobre a comida. Você precisa mudar as suas crenças e atitudes diárias diante dos alimentos. De refeição em refeição e garfada por garfada. Com muita lucidez, paciência e expectativas realistas. Trabalhoso, não? Mas infelizmente é assim que funciona.

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