Como lidar com pessoas que não te respeitam?

Texto da Thaiana Vaz Cutini, psicóloga parceira do NSE e autora do Blog “Mulheres que Se Transformam“:

Resposta: não lideSimples assim.

Eu vou ser justa e vou dizer que eu sei que nem sempre é tão simples. Às vezes é um parente, um chefe, colega de trabalho ou um amigo querido que anda pisando na bola. Pode ser que seja alguém que você realmente quer ter por perto ou precisa ter por perto naquele momento da vida, como o pai dos seus filhos ou o tio, o avô e aí você pensa: “ah, mas ele tem tantas qualidades, até que não é tão ruim assim, a fulana tá bem pior que eu.”

No momento em que você precisa se convencer das qualidades de alguém pra aguentar o que não é tão bonito assim, olha, te digo uma coisa: esse relacionamento já afundou no pântano.

Se uma pessoa é boa pra você, traz influências positivas você precisaria mesmo ficar se convencendo? Não né?

Caso seja alguém que você goste muito, acho válido dar o benefício da dúvida. Só não se atropele no meio do caminho. Essa “uma chance” pode virar 2,3,4,5… e nada da pessoa mudar o comportamento. Nisso passam 2 anos, 3, 4, às vezes 20. E você presa nessa rotina cansativa emocionalmente, na posição de sempre se defender das acusações do outro.


Eu digo sempre assim: quem avisa amigo é… e se você conversou, sinceramente, honestamente e de maneira CLARA (ninguém tem bola de cristal pra saber o que faz que te desagrada, então fale!) e pediu pra pessoa reavaliar a maneira que vem te tratando e esse ser em questão só fala que vai mudar e nada, mude você: de amigo, de namorado, de trabalho, de parente também!

Infelizmente nem sempre nascemos em uma família amorosa, relacionamentos familiares podem ser tóxicos SIM e trazer uma carga de estresse tremenda. Podemos viver sem parentes, o que não dá é pra ficar em um ambiente onde você é sempre descartado, sua opinião não é ouvida e você se sente menos que gente.

Sabe o que isso faz a longo prazo? Já li relatos sobre suicídio, depressão, transtornos diversos, etc etc. Não é pra assustar, é só pra alertar. Lembra o que eu disse? Quem avisa amigo é.

‘Ah, mas ele vai mudar sim!”

Aham. Quando?

Se vocês conversaram, a pessoa te ouviu e não fez nada, absolutamente nada pra mudar o que ela está fazendo, ela não está nem aí pras suas necessidades e sua opinião. Simples assim.

É difícil mudar? Muitas vezes é, mas eu sei que também é possível. E quem ama ou minimamente quem tem um respeito sadio por você não vai te colocar nessa situação.

Com algumas exceções, como é o caso com chefes tóxicos. Nesse caso creia, essa pessoa não vai mudar tão cedo. Provavelmente ela acostumou a agir de uma determinada maneira com os subordinados e a equipe e acha que está certa, ou pior, gosta de humilhar os outros ou é tão infeliz que joga seu lixo emocional em quem passar.

Nesse caso, realmente, mude você ou tente se proteger o máximo possível, colocando limites, nem que sejam mentais pra evitar ser contaminado.

Lembre-se sempre da 1ª regra: “sempre se proteja”.

Não é ruim sair de um relacionamento onde não há respeito ou cortar laços com família, deixar amigos.

Não é ruim se proteger okay? Faça o que é melhor pra você.

Você não tem que “aguentar o tranco” e viver sendo desrespeitada.

Que a força esteja com você!

(Ps. se você não viu o novo Star Wars, peloamordedadá veja. A Rey é demais ;D)

Anúncios

Uma ideia sobre “Como lidar com pessoas que não te respeitam?

Os comentários estão desativados.