Como ELOGIAR pessoas sem falar da aparência

O texto de hoje é da Thaiana Vaz Cutini, psicóloga parceira do NSE e autora do Blog “Mulheres que se Transformam“:

Outro dia eu postei um texto falando sobre como era indelicado fazer comentários a respeito da aparência de alguém. Veja bem, mesmo quando dizemos “nossa, como você emagreceu” achando que estamos mandando super bem no comentário não sabemos o que há por trás dessa perda de peso. Pode ser uma doença como câncer, um processo de luto… etc.

(Talvez você não saiba o que aconteceu)

Nada nessa vida é sempre bom ou sempre ruim, existem sempre muitos tons de cinza. Mas podemos considerar que a maioria das mulheres está insatisfeita com a aparência e quer perder peso ou modificar algo no seu corpo. Sendo assim, não vejo como algo positivo incentivar mais ainda a ideia de que bom é ser magra ou ser alta ou ser loira pois a mensagem que passamos é que nosso valor está em quão próximo estamos de um padrão de beleza pra lá de tosco e disfuncional.

Já pensou nisso?

Pois pare um pouquinho e pense.

Acho que isso faz é muito mal pra nossa auto estima e pra dos outros, essa incessante vigia sobre os corpos.

Você vive preocupada com seu peso ou com a sua aparência ou conhece alguém que vive? Tem medo de que os outros comentem a seu respeito?

Deixa de fazer atividades que te trazem prazer por conta de um “defeito” no seu corpo? (e por defeito falo de qualquer característica sua que você considere dessa forma)

Já passou por uma situação onde se sentiu inferiorizada e humilhada por ter determinada característica física?

Eu imagino que se você não disse sim a alguma dessas perguntas conhece muitas mulheres que diriam.

É sobre isso que estou dizendo quando falo sobre a eterna vigilância sobre os corpos femininos. Tem sempre alguém pra dar pitaco nem que seja um desconhecido na rua.

Quando elogiamos alguém reforçando um padrão, dizendo coisas como:

Nossa, como seu nariz é fino e pequeno. (sim, já ouvi essa várias vezes)

Como você emagreceu! Que dieta você fez?

Fica mais bonita de cabelo liso, viu?

Devia deixar o cabelo crescer, fica mais bonito. (mulheres de cabelo curto ouvem com força essa aqui)

Estamos reforçando a ideia de que 1º. O corpo feminino é público e 2º. Beleza, ou seja, estar no padrão é algo digno de admiração, mais do que ser inteligente, carinhosa, dedicada, generosa, etc etc.

Agora, se me lembro bem, li alguns comentários sobre como ficaria difícil elogiar alguém então se tudo que dizemos pode ser interpretado como algo ofensivo e não podemos falar sobre aparência.

Resolvi então, muito didaticamente, fazer esse tutorial com frases que você pode usar pra elogiar alguém sem falar da aparência!

*Todos os nomes são fictícios okay?
1. Maria você é uma pessoa tão alegre, sempre que te vejo fico mais feliz!
2. Joana você é sempre tão persistente, eu fico impressionada!
3. Luisa, como você é inteligente, você aprendeu tão rápido esse conteúdo!
4. Como você é esforçada, me sinto inspirada.
5. Você é sempre uma pessoa tão gentil, acho isso muito admirável.
6. Sempre te vejo sorrir e acho isso tão generoso da sua parte.
7. O seu relatório ficou excelente, estou impressionado!
8. Você é… (insira aqui: estudiosa, generosa, carinhosa, feliz, humana, dedicada, persistente, organizada, visionária, ecológica, educada, consciente...).
9. Me inspiro tanto em você.
10. Me sinto tão grata por te ter na minha vida.
11. Você é uma colega de trabalho maravilhosa!

Olha quanta coisa legal dá pra falar pros outros além de ‘nossa, você emagreceu!”

E se você não tem muita intimidade com a pessoa a ponto de poder usar essas frases, das duas uma, pode ser uma boa repensar elogiar essa pessoa ou você pode focar no que conhece dela.

Quer exemplos?

Fez um bom trabalho? “Maria esse seu relatório está excepcional! Muito detalhado e consistente!”

Seu powerpoint está tão organizado, gostei muito.”

“Achei muito interessante a maneira como você expôs esse assunto pra sala.”

Dividiu o almoço com os colegas: “Cecília, como você é generosa! Obrigada”

Elogiar o que a pessoa FAZ, não uma característica sobre a qual ela não tem muito controle, é um caminho.

Bem, são essas minhas sugestões, fica a seu critério utilizar ou não, é claro. E lembrando que esse é meu ponto de vista, você é livre pra discordar.

Um abraço!

 

2 ideias sobre “Como ELOGIAR pessoas sem falar da aparência

Os comentários estão desativados.