O que é “dieta da sonda”?

Valei-me, Deus.

Ando recebendo ISTO de muitas pessoas: http://dietadasonda.com.br/

E estão me perguntando o que eu acho disso, se é seguro, ou se recomendo.

Então:

Cliquei no site e já dei de cara com uma figura de maçã verde + fita métrica e a promessa de um novo método de emagrecimento bacaninha.

(Eita, já começou de um jeito ótimo!!!)

Diante da proposta da “dieta da sonda”, lembrei imediatamente do seguinte:

Durante boa parte da minha graduação eu participei de um projeto de extensão que acompanhava pessoas em atenção domiciliar que precisavam se alimentar por sonda nasogástrica por terem sido acometidas de câncer de cabeça/pescoço. Ou seja: incapacidade de deglutir ou obstruções do trato digestivo por massas tumorais. LEGAL, né?

Durante o meu período de estágio no Hospital das Clínicas, presenciei a passagem da sonda (uma cânula que vai do nariz para o estômago ou intestino. Não é um quadro bonito. E isso não é nada confortável).

Detalhe: o site não mostra NENHUMA foto de uma pessoa com uma sonda acoplada no nariz, apenas um esqueminha simpático.

Sonda - Ilustração

(Aham, amigos… Bem desse jeito)

Este procedimento existe para pessoas que NÃO PODEM se alimentar pela boca. Porque estão muito doentes. E elas dariam qualquer coisa pela possibilidade de fazer refeições sólidas.

Reminder: o nosso trato digestivo é adaptado para o consumo de alimentos sólidos.

A sonda também é empregada em casos em que a pessoa se recusa terminantemente a se alimentar, como na anorexia nervosa, greve de fome, ou transtornos mentais.

anorexia

Resumo: a sonda é empregada para prover a nutrição em situações atípicas.

O procedimento (que custa em torno de 3.000 reais): te passam uma sonda, você fica com ela por dez dias. Logo após isso, ela é retirada para que você possa viver saudável e feliz (palavras do site)

HEY: pode ser que o emagrecimento, em determinadas situações, te deixe mais saudável, mas você definitivamente não precisa emagrecer para ser feliz porque você tem direito de ser feliz AGORA, não somente em um abstrato futuro-magro.

A indicação da dieta da sonda: pessoas que precisam perder peso rapidamente.

Mas por que?

1) Por risco à saúde.

Uma vez que virtualmente TODO MUNDO alega que quer “perder peso” ou “reduzir medidas”, vamos manter o foco nas pessoas que verdadeiramente precisam emagrecer: isso não PRECISA acontecer rápido.

Emagrecimento em tempo recorde pode causar um impacto grande no organismo, desde a degradação do tecido muscular até deficiência de nutrientes. É CLARO que: se é necessário perder peso, você poderá perdê-lo aprendendo a modificar as suas atitudes. Mas não é obrigatório que isso aconteça rápido. Muito pelo contrário! Quanto mais gradual for o processo, mais sustentável ele será.

2) Por “comprometimento social”

Leia-se: gordofobia.

Uma pessoa não precisa PERDER PESO RÁPIDO porque está sofrendo ~~comprometimento social~~. Se ela é maltratada, humilhada, ridicularizada, recusada em vagas de emprego, não encontra roupas que lhe sirvam e inúmeros outros problemas que NÃO SÃO decorrentes do excesso de peso, mas sim do jeito que a as pessoas gordas são tratadas… É a sociedade que precisa melhorar. E muito.

O gordo não tem que meter uma sonda no nariz porque as pessoas ao redor dele são babacas.

Continuando, a dieta de baixíssimas calorias promete aporte correto de proteínas, gorduras vitaminas e sais minerais “enquanto suprime a fome” (AHAM!!!!). Beleza, isso impede a pessoa de definhar até morrer, mas a parte que não falaram é que passar 10 dias sem consumir alimentos sólidos nem fibras DETONA a flora intestinal, seu funcionamento e a absorção de nutrientes.

Mais: a ausência de carboidratos na fórmula força o organismo a entrar no estado de cetose, que é um sistema alternativo de aproveitamento de energia diante da baixa disponibilidade de glicose. Acontece que o nosso corpo, em estado de funcionamento normal, tem predileção por glicose como fornecimento de energia. Entrar em cetose é desesperar o seu corpo para sobreviver (ah tá, mas o foco aqui é EMAGRECER, certo?)

MAIS (!): a “dieta da sonda” fornece as calorias correspondentes ao seu metabolismo basal. Você sabe o que é isso? É a quantidade de energia necessária para você somente EXISTIR, em repouso, inerte, deitado na cama: são as calorias necessárias para o coração bater, o pulmão respirar, o rim filtrar... Mas além de EXISTIR, você tem que viver, certo? Consumir somente o valor calórico basal promove um déficit energético absurdo e acredite: a pessoa que passa por isso não se sente nada bem.

Além dessas questões fisiológicas/mecânicas, acho que não precisamos de nenhum grau de genialidade para concluir que:

uma pessoa que engordou muito, e está engordando progressivamente por se relacionar com a comida de uma maneira desequilibrada não irá mudar as suas crenças e hábitos se passar 10 dias se alimentando via sonda.

uma-consulta

(UMA f*cking consulta!!)

O método DS10 não dá suporte NENHUM dá o suporte de uma consulta para o período pós nutrição enteral.

(Sério: UMA…consulta… para uma pessoa obesa que acabou de passar 10 dias se alimentado por sonda nasoenteral)

O que vai acontecer de verdade: o indivíduo acostumado a consumir milhares de calorias diariamente passa uma sonda no nariz, começa a receber dieta de baixíssima caloria de uma hora para outra, vai detonar o organismo por dentro num emagrecimento famélico. Depois que a sonda for retirada, EVIDENTEMENTE a pessoa irá querer comer e não levará muito tempo para recuperar todo o peso perdido E um pouco mais. Além disso, a experiência de ter PASSADO FOME de uma maneira tão drástica, que é muito traumática e negativa, causará impacto cognitivo porque a pessoa certamente não vai querer passar por esse estresse de novo. Ou seja, se voltará para a comida ainda mais.

“A Dieta da Sonda ou Dieta Bariátrica é um método saudável, indolor e rápido de perda de peso com saúde.”

MEN-TI-RA. Apenas é rápido.

“Após o período de 10 dias, O paciente permanece com uma dieta de baixo índice calórico e de auto valor nutrológico emagrecendo com saúde e sem riscos.”

AHAAAAAM, método infalível, não tem erro!

“O paciente poderá repetir o tratamento até atingir o peso correto sem riscos à saúde.“

CLARO que sim, e cada vez que fizer isso, desembolsará mais 3000 reais.

Finalizando… esta é a melhor maneira técnica, vanguardista e inovadora para uma perda de peso rápida. Só tem um detalhe que esqueceram: a sonda será passada num SER HUMANO.

(Este é o cerumano, sendo constantemente estressado pelas maluquices do mundo)

Anúncios

14 ideias sobre “O que é “dieta da sonda”?

  1. Mari Zam

    Valei-me, Deus, de fato.
    Em um mundo onde tantas pessoas morrem de fome, passam por situações como estas de doenças que as impedem de comer, é uma afronta existir uma “dieta” destas somente para promover um corpo mais magro.

    Cada dia mais eu tenho vontade de continuar sendo gorda, só pra contrariar estes absurdos todos.

Os comentários estão desativados.