Prazeres instantâneos, dores latentes.

O depoimento a seguir foi enviado por uma leitora muito querida. Ela está em processo de descoberta e ressignificando muitas coisas em relação a seu corpo, crenças e valores.

Eu quis publicar, porque creio que muitas pessoas podem se identificar com essa história:

“Estou há dias pensando no que escrever. Talvez tenha tido medo dos sentimentos que poderiam surgir, no entanto esses sentimentos vieram a tona só no pensar em escrever.

Eu já sabia que a forma que tenho de me conectar comigo mesma é a escrita. Ela tornou minha depressão mais suportável. E agora, depois de um ano de alta percebo que minha necessidade de escrever não foi embora.

Não preciso fazer uma letra bonita ou me atentar ao uso correto do português, o objetivo aqui é despejar sentimentos no papel tentando entende-los

Nos últimos 3 dias vivi muito intensamente sentimentos que estavam guardados, sem tocá-los.

Pensei na minha inutilidade, mediocridade e no meu ódio e desprezo por mim mesma, tanto em quesitos físicos como de personalidade.

Na minha infância passei por traumas de abandono ( quando esperava muito tempo para ser buscada na escola), percebi que não era tão legal quando na quinta série não tinha amigos e era hostilizada por nunca ter beijado alguém, me mostraram que eu era ruim no vôlei e me fizeram desistir.

Mais tarde, percebi que não era tão bonita quanto eu imaginava, me senti gorda e me autodestruí. Não era uma boa dançarina, nem era a mais elástica, não era muito boa nos esportes.

A última coisa que me foi tirado foi minha inteligência, me senti burra pela primeira vez na vida.

Minha luz foi enfraquecendo desde os 10 anos e quase apagou.

Perdi mais de 10 anos da vida tentando ser quem não sou. Porém agora, tentando me resgatar sei que eu sempre fui a melhor, em todas as coisas.

Tumblr Art: A Comic About Being Content with Loneliness

(Fiz as pazes com meu vazio. Tomamos café.)

Não fui abandonada, sou muito legal, posso ser excelente no vôlei, sou a pessoa mais bonita que habita a Terra e a mais inteligentes de todos os inteligentes.

Eu sou meu corpo, me aproximando dele posso tudo que eu quiser.

Minha visão, audição, tato, paladar e olfato me permitem ser quem sou, pois através deles construí minha personalidade e minha vida.

Meu corpo é o mais lindo, pelo simples fato de ser meu, pois temos a relação mais íntima que pode haver. Relação de corpo e alma.

Pensei em escrever quais eram as coisas que mais gostava em mim e as que menos gostava. Só que depois desse insight eu percebi que não há como me dividir, todas as partes do meu corpo e da minha alma são completamente intrínsecos um ao outro, não há como amar apenas umas partes se você se ama verdadeiramente.

Esse sentimento me consumiu absurdamente, de forma caótica e construtiva. Parece que todas as coisas que estavam bagunçadas dentro de mim começam a se organizar magicamente e assim eu consigo me encontrar e saber quem eu sou verdadeiramente.

Eu não preciso mais estar amarrada a prazeres instantâneos ou a dores latentes, pois tudo o que faz parte de mim é completamente suficiente.”

T.M.

Uma ideia sobre “Prazeres instantâneos, dores latentes.

  1. Maria Consuelo Del Bel

    Foi emocionante ler!
    Eh possível sentir toda a força, autoconhecimento e esperteza dessa pessoa no texto.
    Força pra conseguir ter intimidade com ela mesma, fazer uma busca dentro de si pode ser as vezes cruel e doloroso.
    O autoconhecimento por ela se expressar de um jeito tão legítimo que consegui me ver nessa luta, a qual me encontro, a busca por tentar equalizar corpo e alma.
    Por fim a esperteza, pois depois de tudo passado, repassado diversas vezes, a dor não a tornou amarga, muito pelo contrário, acho que só quem chega ao fundo do poço emocional consegue sentir essa interessante malícia pela vida.
    Um abraço apertado, obrigada pela leitura.

Os comentários estão desativados.