E o seu coração está saudável?

O texto a seguir foi escrito pela Thaiana Vaz Cutini, psicóloga parceira do NSE e autora do Blog “Mulheres que se Transformam“:

arvore

Eu não estou falando dos exames de rotina que seu cardiologista pede.

Estou falando do que então? Alguma ideia?

Nós mulheres nos preocupamos tanto com o nosso corpo, com nossa aparência.

Eu estou falando isso mas sei muito bem que todas nós sabemos dos esforços que fazemos pra nos encaixar. Pra fazer parte. Pra nos sentir bem.

É um tal de fazer dieta pra lá e pra cá, tratamento estético e gastos com cosméticos anti idade. Fazemos isso tudo para parecer ou nos manter com a aparência jovem e bonita, por vários motivos, alguns que eu já citei e milhões de outros.

Sabemos também que a indústria quer que sejamos inseguras, afinal, ela lucra com isso literalmente. E quando o mercado está saturado o que ele faz? Inventa novas inseguranças. É um tal de cirurgia plástica pra pé agora que eu nem vou te contar.

Quem já leu meus textos sabe bem que eu problematizo muito essa beleza uniforme e padronizada que nos é vendida. E que eu também não culpo de forma alguma quem está se esforçando pra emagrecer ou pra seguir o padrão. Eu entendo, de verdade. E acho que podemos fazer sempre o que quisermos, desde que isso seja feito entendendo muito bem o custo. Nesse caso o custo é saúde. A física sim, mas a emocional também.

…Mas como assim?

O que estou dizendo com tudo isso é que focamos tanto no corpo que esquecemos de cuidar das nossas emoções. Pense nisso. Quando foi a última vez que você parou pra ouvir as suas emoções e o que elas estavam te dizendo? Elas são o alarme da nossa consciência. Se você passa mais da metade do seu dia se sentindo incomodada, seja triste, com raiva, indisposta, isso é seu alarme gritando que algo não vai bem.

Pense nos sentimentos como uma bússola interna que nos diz se as nossas escolhas estão nos fazendo bem. O que geralmente acontece é que nós não escutamos ou pior: interpretamos errado.

A emoção como eu disse é um alarme, não uma desculpa pra fazer besteira.

coração

Sentir saudade do ex não quer dizer que você tenha que ligar, principalmente se você sabe que esse relacionamento te fez muito mal e você precisa se afastar. Só quer dizer que você tem emoções pendentes quanto a sua decisão de terminar ou quanto a situação de ter sido terminada (acontece com todo mundo, gente) e está processando ainda.

Mas mais do que isso, quando foi a última vez que você viu ou participou de um treinamento pra ter emoções mais positivas? Ou ensinando a cuidar da sua saúde emocional? Difícil não é? Soa até estranho falando assim. Mas curso para dizer que roupa devemos usar, como devemos perder peso, nos maquiar etc… tem aos montes, não é?

É uma grande pena pois vejo claramente que uma das coisas que mais necessitamos hoje em dia é maturidade emocional e equilíbrio.

12985537_1169205633144373_9200756398317078935_n

Sendo assim eu sugiro a você que está aí fazendo um esforço enorme pra fazer exercício, dietas e se cuidar melhor, tire um tempinho pra cuidar da sua saúde emocional. Se ouça, ouça o que as suas emoções estão te dizendo e faça mudanças que forem necessárias, okay?

Mas lembre de levar a sua cabeça junto, viu!

Thaiana Vaz Cutini

