O nome dela NÃO É saúde.

Porta dos Fundos

Não estava nos meus planos escrever hoje. Mas uma moderadora da minha página insistiu que eu assistisse um vídeo recente do canal “Porta dos Fundos“. Me disse que a blogueira Gabriela P. estava no elenco e o título era “Saúde”.

Tremi. Temi.

Não quis ver. Fiz um diálogo interno. Sabia que não seria uma experiência boa.

“Você poderia ter feito um Blog sobre aeromodelismo. Ou sobre comprinhas. Mas não! Você mexeu no vespeiro da beleza e da saúde. Agora você vai ter que ver. Para se atualizar. Isso é importante.”

Merda.

(AAH, POR QUE??)

Vamos estudar só um pouquinho?

Higeia (na mitologia romana, Salus) era a deusa da saúde, limpeza e sanidade (você conhece a palavra “higiene”? Pois é…). Ela se relacionava com prevenção da doença e manutenção da saúde. Ela é neta de Apolo e filha de Asclépio (ou Esculápio, no latim), o deus da medicina. Também era chamada de “A Saúde“.

Suas representações mostram uma bela mulher alimentando uma serpente que circunda seu corpo com uma pátera (vulgo “taça”). A mesma cobra (a Serpente de Epidauro) envolve o Bastão de Esculápio no símbolo da medicina , e a Taça de Higeia resultou na representação da profissão farmacêutica.

esculápio e higeia

(Esculápio, o pai. Higeia, a filha)

Interessante, não?

Mas POR QUE eu estou falando dessa velharia grega?

Porque eu já expliquei aqui alguma vezes que “saúde” não é uma coisa simples. As pessoas pensam que é simples.

Só que o Porta dos Fundos levou a questão a todo um outro nível. Como?

Eles jogaram Higeia no lixo, e a nova personificação da SAÚDE é…a Gabriela.

Do “manda nudes, do “cuspa o chocolate”, do “coma pelada na frente do espelho.

Sim. Aquela.

O NOME dela no vídeo… é “Saúde”.

Cada geração tem a musa que merece.

Eu sou profissional da saúde. Porque eu estudei árduos anos para isso. Ela é Blogueira.

Ela já foi gorda. Atualmente é [patologicamente] magra e ganha a vida vendendo fantasias na internet.

– ter sofrido de rinite a vida inteira não te faz um alergista – 

Desculpe, Porta dos Fundos… O nome dela não é “saúde”.

O nome dela é mentira.
O nome dela é transtorno.
O nome dela é jabá.
O nome dela é oportunismo.
O nome dela é ignorância.
O nome dela é cifrão.
O nome dela é exibicionismo.
O nome dela é radicalismo.
O nome dela é modismo.
O nome dela é exercício ilegal da profissão.
O nome dela é má influência.
O nome dela é terror.

…O nome dela é doença.

No mais, o vídeo propaga o lugar-comum ridículo de que gordos são doentes que não saem do sofá, são uns preguiçosos que só comem Fast Food.

Isso não é verdade. Isso é preconceito, ignorância, generalização… gordofobia.

Saúde é um estado de vida e um conceito que envolve MUITO MAIS do que: sair do sofá, frequentar academia e não comer no Bob’s.

SABIAM que uma pessoa gorda pode, sim, estar com a saúde física comprometida… Mas se você a trata com escárnio e desprezo, ela adoece MENTALMENTE e SOCIALMENTE também?

SABIAM que mentes obscuras e humor ignorante deixam o gordo doente MAIS doente??

Mas vocês não se importam com a saúde do gordo [embora o nome do vídeo seja “saúde”]…certo? E eu tô aqui de mimimi, certo?

RIR do gordo nunca é demais, certo?

Certo. Só não me chamem para rir junto.

Desapeguem desse humor bufanesco. Vocês são melhores do que isso. Saiam da Idade média.

 

6 ideias sobre “O nome dela NÃO É saúde.

  1. Malu Almeida

    Eu vi isso na época 😦 É um modo de vida bem tristonho. De repente com mais informação esse estilo pode deixar de ser ‘modelo’ pras pessoas, vamos lutar pra isso! 🙂

Os comentários estão desativados.