Promessa (by Lydiane Bragunci)

A minha amiga linda querida Lydiane Bragunci escreveu o seguinte texto hoje nas redes sociais. É tão perfeito que eu me dei um peteleco por não tê-lo escrito:

Caro paciente,

Eu não prometo a você uma técnica de emagrecimento rápido e “saudável”. Não acredito que seja possível respeitar o seu corpo dessa maneira. Não é possível sustentar essa perda de peso em longo prazo. Não existem dietas eficazes.

Quando digo isso, não falo apenas por mim mesma, não apenas pelo que experimento diariamente com os relatos que ouço ou leio. O meu discurso se embasa em estudos que comprovam a ineficácia das dietas em longo prazo:

Clique, clique, clique.

(Deram, Sophie. O peso das dietas. São Paulo: Sensus; 2014).

Procuro, diariamente, atuar com responsabilidade, não dizendo apenas do que vi e experimentei em um ambiente tão pequeno, limitado e circunscrito ao raio do meu umbigo.

Quando eu digo que você precisa aprender a gostar mais de si, eu não tenho a intenção velada de lhe vender algum produto estético, nutracêutico ou fitoquímico como numa espécie de venda casada, com o selo de felicidade e satisfação.

Eu SEI o quanto é dispendioso e necessita um trabalho hercúleo o exercício de se tratar com mais gentileza, mais respeito, menos depreciação e inadequação. É um remar contra a maré de grandes interesses financeiros de um mercado que está se ocupando cada vez mais em fazer você acreditar que não tem força de vontade suficiente para conquistar o corpo perfeito (Foxcroft. A tirania das dietas. São Paulo: Três Estrelas; 2013).

E não, eu não acredito que você seja uma pessoa fracassada, sem foco, sem força de vontade! Apesar de você ter ouvido isso do mundo ao longo de toda a sua vida, eu não acredito que seja possível que você, que provavelmente tem sucesso em vários âmbitos da sua vida, seja uma pessoa fraca simplesmente porque não está nos padrões de corpos eleitos por uma meia dúzia de interesseiros em ditar tendência$$$ e que o mundo resolveu comprar como “verdade”. Fuja disso!!! 

Tem mais uma coisa que eu NÃO prometo a você: que você vai ter um corpo PERFEITO! Porque eu acredito que você é humano e não uma máquina. Humanos são imperfeitos, assimétricos, diversos, tem peitos, bundas, coxas, pernas culotes, braços de tamanhos distintos. Eu só posso te assegurar que seu corpo está sim em PERFEITO FUNCIONAMENTO. Porque senão você não estaria vivo aqui em frente a esta tela lendo esse texto. Aprenda a ser grato por isso! E nisso eu posso te ajudar: a reconhecer que seu corpo é lindo!

Prometo também não tocar em nenhuma dobra do teu corpo para te aferir ou medir, para simplesmente te classificar e enquadrar-te num padrão que não faz nenhum sentido pra você, nem pra mim, mas que é capaz de te proporcionar uma avassaladora sensação de desconforto, inconformidade e baixa autoestima. Eu te respeito! Pra mim você é muitíssimo além de números, medidas, “resultados”…

Por fim, prometo, juro agir com ética e nunca expor a sua imagem do antes/depois e atribuir algum valor à sua imagem. Eu considero e honro a sua história de vida, a sua individualidade, a sua subjetividade e o seu contexto social, emocional e psicológico.

Eu te prometo tudo isso. Apesar de parecer pouco pra muitos.”

(Lydiane Bragunci)

EU TAMBÉM me comprometo com essa promessa. O NSE e todo o meu trabalho está pautado nesse compromisso.

Endosso cada palavra desta carta. 

Paola Altheia

3 ideias sobre “Promessa (by Lydiane Bragunci)

  1. Lydiane Bragunci

    Olá Claudia, tudo bem?!

    Primeiramente eu quero lhe dizer que é uma honra pra mim saber que você acompanha o meu trabalho. Que bom!
    Gostaria de lhe dizer que vc não precisa usar este espaço, que é da Paola, pra falar das suas desconfianças à respeito da legalidade do meu trabalho. Meu marido é advogado e seu EXATAMENTE como proceder pra continuar trabalhando de forma honesta, mantendo a qualidade e idoneidade dele e sem provocar nenhum tipo de prejuízo na vida de ninguém como vejo tantos outros profissionais por aí. Se vc deseja saber das minhas credenciais, venha falar diretamente comigo nas minhas redes sociais (FB: Lydiane Bragunci) e e-mail: lydianebragunci@gmail.com porque gosto de me relacionar com as pessoas e saber com quem estou falando. Terei o maior prazer e boa vontade em te fornecer todas essas informações, certificados etc.

    Um grande beijo,
    Lydiane

  2. Não sou Exposição. Autor do post

    Oi Claudia!

    Eu não faço atendimento online e não ofereço este serviço!! NÃO SOU coach (!) e NUNCA afirmei isso em lugar algum (por motivos de: não sou). Não posso falar pelas outras.

  3. Claudia

    Venho acompanhando o trabalho da Nathalia, da Ana e da Lydiane. Acho duvidoso fazerem atendimento online. Onde diz que isso pode? Cadê autorização? As 3 se dizem Coach, então quero saber onde estão o número de registro das 3 e onde fizeram. Acho muito duvidoso acharmos o crn delas mas não acharmos nada relacionado ao Coach. Nao concordo com isso, e minha opinião É que as 3 não estão autorizadas fazer isso. O que o crn diz disso?

Os comentários estão desativados.