DEIXA EU SÓ FALAR

DEIXA EU SÓ FALAR

Que meu aniversário foi na sexta-feira passada, dia 06 de Maio.

E eis que eu descobri que este dia (meu natalício) nada mais é do que:

O DIA INTERNACIONAL SEM DIETAS

Olha só:

E tem até uma fitinha azul para simbolizar a causa!

(Gente, isso é lindo!)

“O objetivo do Dia Internacional Sem Dieta é celebrar a aceitação do corpo como é e a sua diversidade, chamando a atenção para os perigos de seguir dietas rigorosas e um modelo de corpo perfeito imposto diariamente pela sociedade moderna.

Neste dia declara-se a libertação da dieta restritiva e da obsessão pela perfeição, assim como se honram as vítimas de transtornos alimentares e de discriminação pelo excesso de peso.

Promover a alimentação saudável e equilibrada em todos os tipos de corpos, fugindo às perigosas dietas comerciais, é outro objetivo desta data.

Este dia conhecido mundialmente como “International No Diet Day” nasceu em 1992, por esforço de Mary Evans, diretora do grupo britânico “Diet Breakers”, que após sofrer de anorexia, começou a lutar contra a indústria das dietas. Com o andar do tempo, a causa foi ganhando apoio de grupos feministas e relevo em países como o Canadá, EUA, Austrália, Dinamarca, Índia, tornando-se uma data global.

Aceitar o corpo como é e ser saudável e feliz em vez de criar metas de emagrecimento irrealistas e prejudicar a saúde e o bem-estar no processo, é a sugestão desta data.”

Então rebobina e frisa no acontecimento:

O DIA INTERNACIONAL SEM DIETAS foi instituído no dia em que eu nasci!

#Destino #Predestinada #Missão?

Eu já tava achando tudo isso super (SUPER!) legal… E por falar em “super”

As queridas moderadoras da minha página me mostraram ESTA MATÉRIA na Superinteressante dizendo que “Fazer Dieta te deixa Gordo e Triste”

Mas claro, eles TINHAM que dar uma derrapada:

GORDICE

Eita ferro!!

“Gordice” é o que você não pode comer, certo? “Porcaria”, “Tranqueira” etc… Além de tudo, coisa de gordo.

GORDO indisciplinado, fracassado, preguiçoso….. né?

(…magro faz magrice?)

É julgamento moral da COMIDA (guloseima proibida), de QUEM COME (o gordo) e da ATITUDE de quem come (comer “tal qual os gordos”)

Perpetua o estereótipo de que magros comem grelhado e salada e gordos comem fast food.

(Zzzzzzzzz…. NÃO, gente. Não é assim que funciona)

Além disso, eu já cansei de falar que classificar alimentos como “bons ou ruins” contribui para:

– Reforçar a mentalidade de dieta (é o Dia Internacional Sem Dieta…LEMBRA??)

– Causar culpa e estresse por causa das escolhas alimentares.

– Tornar a “gordice” mais convidativa, criando um estigma em torno do alimento “proibido”.

Um chocolate é APENAS um chocolate. Ok? (É difícil de entender, eu sei.)

(Foi preciso muita força de vontade… Mas eu finalmente abandonei as dietas)

Então, Super… Nada a ver isso aí.

Mas tudo bem. Isso aconteceu porque a Lua em Touro e Vênus em Escorpião e o vento alísio soprando do Equador para os Trópicos fez com que fosse publicada essa matéria.

Mês que vem eles vão estar dizendo que ________________ (preencha aqui) vai te deixar MAGRO e FELIZ.

Porque né? Haverá inconstância maior que a da mídia?

Mas anyway… Tô gostando dessa vibe no meu mês.

Aqui no NSE, “dia sem dieta” é TODO DIA 🙂

Sobre os muuitos recados de “Feliz Aniversário”, deixo a nova reação disponível no Facebook:

gratidão

…Bacana tudo isso, né?

