Não chamar a atenção.

Carolina

(‘Um Unicórnio Fashionista‘ – Carolina de Biagi)

Uma vez eu atendi uma moça que dizia sempre que o grande medo dela era “chamar a atenção”, ela estava sempre preocupada em não aparecer demais, em ficar “normal”. Lembro que ela tinha várias peças legais no armário, paradas, sem usar porque estava sempre preocupada que ia aparecer demais, e não estou falando de cores berrantes e acessórios enormes, mas de um simples vestido tomara que caia preto e um scarpin clássico, com salto mais alto e fino. Ela adorava essas peças, ficava linda nelas e não se permitia usar.

Eu me preocupo muito com esse desejo de não chamar a atenção. Não estou falando em sair por aí com uma melancia na cabeça, de jeito nenhum. Entendo a inclinação pelo clássico, pela discrição, pela simplicidade, nada disso está errado. O que me preocupa é a vontade de sumir, de simplesmente ficar apagada na multidão. E infelizmente, vejo muitas mulheres com esse desejo. Mulheres que simplesmente não se permitem, por não querer “aparecer”.

Eu sempre pergunto “Por que você quer sumir?” Normalmente me dizem que não querem que as pessoas fiquem olhando, que se sentem julgadas, que tem a impressão de que tal e tal look ou peça não fica bem nelas ou que vão ouvir que estão ridículas. Sabe qual o problema? Normalmente eu ouço uma preocupação excessiva com qual será a opinião dos OUTROS e muito pouco sobre o que ELAS realmente gostariam de fazer e usar.

Mais uma vez, reforço que não é meu papel mudar a essência de ninguém e nem quero. Se no fim da consultoria você não se sente como você mesma, meu trabalho falhou. O que me preocupa é esse desejo de se apagar, não por gostar de looks mais discretos ou simples, mas simplesmente por achar que NÃO PODE. Não pode se sentir bonita, poderosa, bem arrumada. Não pode usar o que tem vontade por causa dessa perguntinha horrorosa que você deveria apagar da sua vida “Mas o que será que os outros vão pensar?”

Ninguém nasceu pra ficar apagadinha, ali no canto, principalmente quando está morrendo de vontade de ser mais, poder mais. Você tem direito á sua voz e as suas roupas são sim uma maneira de se colocar no mundo, de falar de si. Os outros? Vou te contar um segredo: Quanto melhor você se sente consigo mesma, menos importa o que eles pensem.

Tem dúvidas de estilo? Me manda um email: carolinabj@ig.com.br

Texto de Carolina de Biagi

