Maquiagem ou Pé de Alface

páscoa

 

Recebi essas duas imagens de várias pessoas.
– Ovo de páscoa OU maquiagem.
– Ovo de páscoa OU cabeça de alface.

 

Então.

 

FIGURA 1
Se você comer chocolate, você vai ter que “arcar” com as “consequências”… de imediatamente se tornar uma gorda sem cabeça que usa a fita métrica errado. Então você tem que comprar maquiagem para cuidar da pele porque chocolate engorda e dá espinha 

 

– Chocolate engorda? QUANTO chocolate? E com que frequência ele é consumido?

 

– Chocolate dá espinha? Não existe comprovação científica NENHUMA disso.Há quem diga que é mito. A causa da acne é quando os folículos pilosos da pele ficam obstruídos por sebo e células mortas. São em seguida colonizados por bactérias que geram inflamação. A acne pode ser afetada pelos níveis de hormônios circulantes. Principalmente testosterona e cortisol. O cortisol aumenta quando estamos ansiosos/estressados e isso aumenta a produção de sebo e, consequentemente, a chance do aparecimento da acne. Causas EMOCIONAIS podem ter mais relação com o aparecimento da acne do que o consumo de chocolate. (Então se você se preocupa com a aparência e com o medo de engordar o tempo todo, é mais provável que você tenha acne). A testosterona também aumenta a atividade das glândulas sebáceas, também favorecendo o aparecimento de espinhas.

 

acne passo a passo
Mensagem: mulher tem que ser MAGRA, e portanto BONITA. Mulher precisa de cosméticos. Mulher precisa manter rígido controle do seu corpo e por isso, ela deve fazer a “escolha certa”… A escolha “certa” é adquirir um produto que [supostamente] promove e cultiva a beleza.

 

FIGURA 2

 

O coelho da páscoa aparece oferecendo um pé de alface para uma garota, dizendo que ela “está gorda”. A moça da tirinha é (bem) magra.

 

Se entupir de alface não é sinônimo de alimentação saudável. Nossa vida não precisa girar em torno de um eterno controle alimentar que não nos permite nem comer ovo de páscoa na páscoa.

 

Ali o coelho representa a constante vigília em cima dos nossos corpos, a obrigatoriedade de ser magra e os palpites não solicitados.

 

ME LEMBRO MUITO BEM dos comentários feitos no ano passado por causa dessa mesma imagem.

 

“Isso veio de uma página de humor!”

 

“Afff vocês levam tudo a sério”

 

“eu não me ofendi, achei engraçado, não tem nada demais.”

“mimimi”

OK. As pessoas têm direito de achar uma tirinha inocente e engraçada. E de perguntar se eu não tenho senso de humor. Olha… em relação a esse tipo de coisa, eu geralmente não tenho. Talvez eu realmente leve a sério demais. Mas eu não tenho.

 

Eu acho que se a figurinha não incomodasse, eu não teria recebido esse conteúdo inbox várias vezes. É uma tirinha. É para ser engraçado. Mas está incomodando.

 

As pessoas já se sentem culpadas por causa dos ovos de páscoa e de repente brota um coelho oferecendo um pé de alface porque a pessoa “tá gorda”. A mensagem não foi somente para a menina do quadrinho. Foi para você. Foi para mim. Foi para os receptores.

 

O tema da tirinha não seria uma coisa tão recorrente nas redes sociais se nossa mente não estivesse impregnada disso. Existe uma demanda para que esse tipo de mensagem seja produzido. E a demanda parte de pessoas obcecadas por perda de peso e “beleza”.

 

Não sei se as mensagens alimentam o público ou se o público alimenta as mensagens.

 

Mas as figuras/textos que falam VERDADEIRAMENTE sobre saúde, sem terrorismo, sem neuras, sem discurso simplista, sem culpabilização, sem ridicularizar o corpo (seja ele como for)… são raras.

 

Eu vejo como problemático. Uma sociedade que não estivesse com a mente impregnada dessas coisas, produziria outros tipos de tirinhas.

 

E eu vejo a questão das mentes impregnadas como um problema de saúde mental coletivo.

 

(No próximo parágrafo, vou entrar numa seara espinhosa. Tô sabendo. Procuro não discutir sobre religião na página, mas neste caso achei pertinente. Vou colocar entre colchetes e se o parágrafo não servir para você, ignore ou não leia)

 

colchete[ Maquiagem e alface não têm nada a ver com a Páscoa. A Páscoa é a data mais importante para a civilização judaico-cristã e o ovo tem significado de renovação. Claro que o oportunismo mercadológico e o marketing passaram como um trator por cima de tudo isso e a Páscoa virou dia do chocolate e dia do coelho. O coelho, a princípio, representava fertilidade. O coelho gera grandes ninhadas, e por isso, é símbolo da esperança e prevalência da vida.

 

 

(A palavra ‘Páscoa’ vem do hebraico “Pessach” e significa PASSAGEM. Para os Judeus, é a comemoração da libertação do povo hebreu da escravidão no Egito. A vida em liberdade e a formação da nação judaica, fundamentada pelos Dez Mandamentos da Lei de Deus. Para os Cristãos, significa o sacrifício de Jesus Cristo para reconciliar a humanidade com Deus. Sua crucificação, morte e ressurreição.)

 

 

Então, para muitas pessoas, a Páscoa tem um significado espiritual e não é simplesmente o dia de se entupir de chocolate.]colchete

 

Você não precisa optar por cosméticos ou um pé de alface no feriado de Páscoa. Todo mundo come chocolate na páscoa. e ninguém fica irremediavelmente obeso por causa disso.

 

Nossa saúde é resultado das escolhas que fazemos todos os dias, e não de um eventual excesso que cometemos no feriado.

 

 
Nós não queremos maquiagem!

 

 
Nós não queremos pé de alface!
 
#MEDEIXA comer ovo de Páscoa, patrulha maldita.

Obs: os dois “avisos de que você vai engordar” são direcionados às mulheres, é claro.

 

 

Anúncios

Uma ideia sobre “Maquiagem ou Pé de Alface

Os comentários estão desativados.