SUZANA quer saber.

Ok. Recebi duas perguntas (compostas de várias perguntas…) de uma moça no meu último vídeo (minha amiga ficou chata), que você pode assistir AQUI, se quiser.

Então vamos para a primeira, única e última edição de:

“SUZANA QUER SABER”

SUZANA

Bora responder!

P: porque (sic) você não faz uns vídeos sobre nutrição?

R: Suzana, “por que”, neste caso, é separado. Você está fazendo uma pergunta.

Então…

Eu sou nutricionista, e pode parecer surpreendente para você, mas eu GRAVO vídeos sobre nutrição. Só que nutrição não é só comida. Nutrição também envolve a maneira como a pessoa se relaciona com o alimento, como ela se percebe, como ela lida com o próprio corpo… Nutrição não envolve somente ALIMENTOS. Se trata de nutrir…uma pessoa. E as pessoas têm sentimentos. E os sentimentos das pessoas motivam os seus comportamentos.

Se você quer saber se brócoli tem antioxidante, procure o site ABC da saúde.

brocolis

P: vídeos sobre alimentação saudável.

R: O que é “alimentação saudável”? Na sua concepção, percebo que é algo muito simplista. Uma divisão entre alimentos BONS e RUINS, CERTOS e ERRADOS. No meu entender (eu fiz 5 anos de faculdade, e você?) não é tão simples. Não existe alimentação PERFEITA. Alimentação saudável pode englobar todos os tipos de alimentos, inclusive guloseimas. A questão é a maneira que nós administramos o nosso contato com os alimentos. Para um maratonista, a refeição ideal pode ser um prato fundo de macarrão. Para uma pessoa que tem doença celíaca, é necessário cortar diversos cereais da alimentação. Sabia que a carambola afeta significativamente a saúde de quem tem doença renal? O QUE é saúde? O QUE é doença? Você acha que saúde é a mera definição de “ausência de doença”? Sabia que além da saúde física existe saúde mental, psicológica, afetiva, espiritual… Até fatores culturais, sociais e políticos podem influenciar no estado de saúde de uma pessoa, ou de um grupo populacional. Do que você está falando, exatamente?

Se você quer uma pirâmide alimentar, procure no Google Images.

P: vídeos para ajudar as gordinhas a emagrecer?

R: Por que você diz AS GORDINHAS? E por que elas precisam emagrecer? Você diz “AS GORDINHAS” porque na sua mente desprovida de senso crítico você entende que mulheres TÊM que ser bonitas, e portanto, magras. Por isso que, na sua fala, você poupou OS GORDINHOS. Aliás: você não precisa usar o eufemismo “gordinha”. A pessoa é gorda mesmo. E isso não é ruim. É só uma característica física. E você não precisa “aliviar” na hora que escreve. Mas agora fala sério aqui comigo: por que eu tenho que “ajudar as gordinhas a emagrecer”? Só porque elas são gordas, elas estão doentes? E se ela for feliz assim (EXISTE ISSO, acredite)? E se ela NÃO precisar emagrecer? Cada caso precisa ser avaliado. Você acha que toda nutricionista é uma metralhadora-giratória emagrecedora de “gordinhas”? Por favor! Se atualize sobre o papel do IMC na saúde global de uma pessoa e numa corrente de saúde que se chama “Saúde em Todos os Tamanhos”, também identificada pela sigla HAES.

Se você quer uma dieta #TOP #Detox #MARAVIDA, procure no Instagram.

fitness

(Nossa…estou atônita, é muito transcendental…)

P: ficou chata porque resolveu se cuidar?

R: Não. Ficou chata porque ficou absolutamente obcecada com a “filosofia fitness”, o marketing em torno disso, o status promovido pelos suplementos (que são caros) e com falácias idiotas como “tem que ter vergonha na cara” e “No Pain, No Gain”. E isso não tem NADA A VER com “se cuidar”.

P: deixe o seu cabelo crescer.

R: Não me diga o que fazer. No meu corpo mando eu. Eu posso ter cabelo curto, longo, azul, moicano ou ser careca se me der na telha. Não pedi sua opinião.

P: para ficar mais feminina e bonitinha.

R:Procurei a definição de “feminina”. E acredito que faço todos os requisitos:

Significado de “feminino” adj (lat femininu) 1. Próprio de mulher ou de fêmea. 2. Relativo ao sexo caracterizado pelo ovário, nos animais e nas plantas. 3. Relativo às mulheres.

  1. Sou fêmea. De Homo sapiens.
  2. Tenho ovário.
  3. Sou mulher.

Portanto, creio que sou feminina o suficiente.

(FEMININA. Amo/Sou)

P: Sério, se cuidar não é ser chato.

R: SÉRIO: “se cuidar” de verdade não tem A MENOR relação com a ideia que você tem sobre o que é “se cuidar”.

Me erra.

Ps: eu SOU bonitinha 🙂

 

 

21 ideias sobre “SUZANA quer saber.

  1. Bridish Viviane Bugni

    Quando as mulheres vao realmente entender a palavra liberdade. Meninas tao novas presas em conceitos patriarcais e machistas que as corroem . Cegas e quase insanas tentando entrar num molde ultrapassado e ranco ( meu note é velho , nao tem cedilha e nem til).Gracas aos céus existe esse movimento de mulheres que buscam a cura das feridas impostas por essa sociedade doente.

Os comentários estão desativados.