Não resista!

Uma dúvida interessante que apareceu aí pelo Facebook, e que pode ser a dúvida de muitas pessoas, então eu vou deixar aqui a resposta.

Q: estou tentando colocar em prática o que aprendi com a leitura do livro da Sophie Deram. Mas não acho tão fácil. Tenho duvidas sobre o meu comportamento perante os alimentos. Não no dia a dia, mas nessa situação em que me encontro: viagens. O café da manhã tem sempre geleias, bolos… o que faço? Posso comer todo dia um pouco? É o que estou fazendo. Ou devo resistir? no almoço sempre opto por alimentos verdadeiros, saudáveis…mas não consigo abrir mão da sobremesa 😦


Às vezes tomo vinho e num outro dia cerveja, mas a maior parte do tempo tomo água. Se todos vão até a praça chupar sorvete não me nego, mesmo já tendo comido a sobremesa. Eu me sinto confusa. (…) Alguém pode me esclarecer essa confusão?

R: Vejamos se posso te ajudar.

Percebo que você tem uma relação de medo/culpa em relação aos alimentos. Isso faz as coisas ficarem muito difíceis.

Você PODE comer um pouco de tudo. E isso não significa carta branca para comer bolo e geleia desenfreadamente. Até porque, se você conseguir tirar o ESTIGMA de ruim/proibido dos alimentos, isso não vai acontecer.

Você não deve “resistir”. Tire essa palavra da sua mente, porque “resistir” significa luta, batalha, combate.

E quem está em espirito de luta, batalha, combate dificilmente está perto de fazer as pazes com o alimento, certo?

Enquanto existir essa sensação de que tal alimento “não é permitido”, enquanto você continuar acreditando que existem alimentos que você NÃO PODE comer, haverá o espirito de luta e conflito. Enquanto existir a luta, você comerá compulsivamente. Enquanto comer compulsivamente, você vai ficar com medo de comer o que quiser.

Tente tirar o ESTIGMA dos alimentos. Não existe alimento errado/proibido.

Nenhum.Nenhum.

Porque a questão não está NO ALIMENTO, mas sim no uso que a gente faz dele (quantidade e frequência do consumo)

Comida é SÓ comida.

Existem estudos que indicam que comer com culpa engorda mais. Por que?

Pelo seguinte:

– quando você está estressada/culpada/com medo, você perde o foco das suas sensações corporais e do ato de comer como um todo. Você não se dá conta do que está acontecendo…e come mais.

– quando você está em paz, sem estresse e tranquila, você percebe exatamente o que está fazendo e qual é o volume de comida que te satisfaz.

Quando você pára de RESISTIR, e quando você não está sendo DIRECIONADA por normas alimentares que vêm de fora… Você aos poucos consegue descobrir que: VOCÊ está no controle. VOCÊ faz as escolhas. E você pode fazer BOAS escolhas.

Não tenha medo do seu corpo. Ele é sábio. Preste atenção nele e você vai começar a sentir e perceber o tipo e o volume de alimentos que te satisfazem.

Beijo ❤

Se ainda ficar dúvida, sugiro a leitura deste texto.

