Não acredite tanto assim na beleza.

Sim. O comercial polêmico.

 

 

O que aprendemos?

 

Um dos deveres da mulher no casamento é se manter BELA para que o homem a aprecie.

 

…Ninguém menciona nada disso a respeito dos homens.

 

“acontece de parar de olhar”

 

– porque mulheres existem para serem OLHADAS. São adorno, ornamento, atrativo.

 

”Tudo pode acabar, menos a sua autoconfiança”

 

– porque a autoconfiança da mulher depende de um banho de loja (O Boticário) . Ou seja, beleza é o PRINCIPAL atributo de uma mulher. É daí que vem o nosso poder.

 

 E mergulhar numa embriaguez de embelezamento nos revigora, mesmo atravessando um processo de divórcio.

 

 
(na verdade, quanto mais relacionamos nosso valor pessoal com BELEZA, mais cresce a insegurança.)

 

 Aí o homem faz papel de bobo porque perdeu a mulher.

 

NÃO porque ela é inteligente
NÃO porque ela é criativa
NÃO porque ela é generosa
NÃO porque ela é divertida
NÃO porque ela é uma boa mãe
NÃO porque ela é bem sucedida
NÃO porque ela é uma pessoa interessante.
NÃO porque ela é um ser humano cheio de virtudes.

 

… mas porque voltou a vontade de ”olhar”. Daí ele não vai poder mais.

 

Vrráa na cara deles… certo?

 

 Não. Nada a ver.

 

Acredite na beleza. Claro. Existem muitas formas de beleza no mundo. E não há nada de errado em querer se maquiar, se vestir com roupas que você acha bonita, construir um estilo, usar acessórios.

 

 Mas não acredite tanto assim na beleza. Porque isso pode se transformar numa armadilha, escravidão, fator de sofrimento e danação.

A beleza (pelo menos a beleza mostrada pelo comercial) é efêmera. Não dura para sempre. Nós vamos envelhecer, nosso corpo VAI mudar, nosso rosto VAI enrugar…E se acreditarmos na beleza com muita veemência, sem pensarmos em outras variáveis e em outros talentos que temos,nada vai restar.E a busca para ficar [e se manter] bonita pode resultar num efeito contrário ao empoderamento.

 

Minha opinião? Não me senti NEM um pouco inspirada, empoderada, valorizada ou sei lá.
É só mais um comercial que diz às mulheres que a beleza é um poder de encantamento mágico que nós possuímos e que pode ser despertado com o uso do produto X.

 

(Ah… A poderosa, mágica, hipnótica, potente, sobrenatural BELEZA. Porque você vale MUITO.)

 

Enfim.

 

O que foi isso, ‘O Boticário’? Vocês beberam perfume? Cheiraram uma carreira de sais de banho?

 

obs. As três mulheres da propaganda são caucasianas, longilíneas e magras. 

 

Anúncios

6 ideias sobre “Não acredite tanto assim na beleza.

  1. Heloisa Carvalho

    Uma amiga minha escreveu um texto junto com uma foto e acho que vale reproduzir um pedacinho aqui:
    “…eu uso maquiagem diariamente para trabalhar e isso não me priva de decepções com a vida e nem de já ter terminado relações ou ter me cansado delas (risos 2). Se viver lindos e maquiados protegessem homens e mulheres de acabar casamentos, alguém tem que pagar rescisão de contrato à Gisele Bündchen, não acham?…”
    Também achei super distorcida a mensagem que eles quiseram passar: Chegue “””””””””linda””””””‘” (a.k.a maquiada) no dia do divórcio e faça seu ex “”””””””ver o que perdeu”””””””””””””” (sim, muitas aspas pra eu conseguir escrever isso)?

Os comentários estão desativados.