Eu odeio dieta

Eu também odeio dieta.

Mas eu não SOFRO com essa dinâmica de derrota-conquista porque eu não acredito no mito que diz que eu, sendo mulher, tenho obrigação de fazer dieta.

Dieta é uma restrição muito difícil de sustentar e o nosso cérebro simplesmente não dá conta de seguir com esse hábito (coisas tipo ”duas castanhas do pará no lanche”), que para o nosso organismo é interpretado como uma agressão.

– o cérebro não gosta de dieta. Logo, ele faz de tudo para que o corpo SAIA dela. –

Em um determinado momento do vídeo, a moça diz que não emagrece porque “não fecha a boca” e dá a entender que a falta de obstinação para seguir uma dieta é uma falha de caráter, uma pouca vergonha.

Não é bem assim.

A restrição alimentar aumenta o apetite e diminui o metabolismo (afinal de contas, nosso cérebro não acha que emagrecer é fashion, que é uma coisa desejável, bonita ou legal…. ele entra em estado de alerta e faz nossa mente ficar, literalmente, obcecada por comida)

https://naosouexposicao.files.wordpress.com/2015/12/2113e-garfield.gif?w=625

Então não conseguir dar continuidade a uma dieta não é CULPA do indivíduo.

O problema não é a pessoa que não consegue ter ~força de vontade~. O problema está NO MÉTODO, que não funciona.

[se funcionasse, não teríamos mais gordos no mundo. Se funcionasse, não teríamos revistas de dieta sendo vendidas mensalmente nas bancas, bastaria comprar uma. Uma única vez]

O mercado do emagrecimento precisa movimentar. Por isso as dietas são desenhadas para não funcionar.

Que ser humano vive de barrinhas e shakes por mais de duas semanas (chutando alto…)?

É perverso. Porque culpabiliza o indivíduo.

Vamos entender:
– Não foi VOCÊ que não funcionou.
– Foi A DIETA que não funcionou.

Ela também mencionou que morre de inveja das moças que vivem de dieta, que malham todo dia, que nunca pisam fora da linha.

[muito provavelmente, blogueiras fitness]

Sobre isso:

1) Essas moças FILTRAM o que postam na rede, por isso que a vida delas parece um show de disciplina e alto astral. E isso não é necessariamente verdade, é apenas um dos lados da história.
A rede social é o lugar onde todos malham, mantêm o FOCO, comem refeições gourmet, viajam, têm milhões de amigos, participam das melhores festas, salvam as baleias e combatem a fome na África.

2) A hiper-restrição acaba num “estouro da boiada” : um episódio de compulsão no qual a pessoa acaba comendo mais do que comeria se se permitisse comer os alimentos ””proibidos”” esporadicamente. – mas essa parte elas não vão postar na internet.

3) Se a pessoa realmente CONSEGUE controlar a alimentação ao ponto de comer apenas pequenas porções e abusar dos exercícios físicos, então ela está claramente apresentando um quadro de transtorno alimentar. E isso não tem nada a ver com saúde;

Quanto ao “comer emocional”, quando ela diz que desconta todas as suas angústias e frustrações na comida, é importante buscar maneiras mais saudáveis de lidar com as emoções negativas, nem que para isso seja necessárias a ajuda de um terapeuta.

É interessante como pouco se fala sobre saúde, bem estar, disposição, sistema imunológico. As pessoas (principalmente mulheres) querem fazer dieta para emagrecer: porque é ‘bonito’. Porque vestir um manequim menor proporciona uma estranha sensação de superioridade. Para sair bem na foto e outras motivações desse tipo.


Porque a sociedade é lipofóbica e ter gordura corporal é uma espécie de contravenção, ou mesmo um crime.

Enfim, eu também odeio dieta. Graças a Deus, não preciso passar pela tortura de tentar e não conseguir.

Amanhã é segunda-feira. E eu não vou começar uma dieta.

4 ideias sobre “Eu odeio dieta

  1. Letícia Colorada

    Adorei o seu post!

    Gente, como eu sofro com esse negócio de dieta! Engordei muito nesse último ano (por problema de saúde mesmo) e fico me culpando por isso, aí penso em fazer dieta, fico ansiosa por isso, como mais ainda, engordo mais e vira uma bola de neve!

    Adorei seu post!

  2. Bianca Moraes de Camargo

    Mas só pra explicar, apenas pontuei voisas q todos passamos e sentimos, não sigo blogueira fitness, vejo por pessoas ao me redor mesmo… mas enfim, espero q meu video nao tenha sido usado como mal exemplo, apenas gravei algo q muitas sentes de uma forma dinamica e descontraida! É isso…

  3. Bianca M. Camargo

    Kkkkkkk fiquei surpresa do meu video ter vindo parar aqui… fiz na intensao de compartilhar um pouco de como é frustante e chato fazer dieta!! Não sei se é bom ou ruim ter usado meu video como exemplo mas enfim…

Os comentários estão desativados.