Sobre “Fitspo”

‘ Fitspo’ é uma palavra formada por “fitness” + “inspiration”

SF

É muito comum nas redes sociais como Facebook e Instagram as imagens para motivar as pessoas a “ficar em forma”. Com frequência, são imagens de mulheres musculosas, muito magras, cirurgicamente e/ou digitalmente retocadas, bronzeadas, besuntadas de óleo e com dizeres como: “qual é a sua meta?”, “seja mais forte do que a sua melhor desculpa”, “você prefere ficar coberta de suor ou coberta de roupas na praia?”

Certamente você já viu esse tipo de conteúdo no seu mural. Supostamente são inspiradoras, mas são mensagens de objetificação disfarçadas. Existem figuras inspiradoras que estimulam a gente a mexer o corpo, sermos felizes e saudáveis. Não é o caso desse tipo de conteúdo. Essas imagens são chamadas de “fitspo” e provocam vergonha do corpo, insatisfação, objetificam e reforçam a crença limitante de que mulheres existem para serem OLHADAS pelos outros.

“Fitspo” é uma suposta inspiração para cuidar da saúde, mas na realidade, não tem nada a ver com saúde. Tem a ver com ser sexualmente convidativa, tem a ver com exibir o corpo, tem a ver com ser MAGRA custe o que custar.

fitspo2(moça, cadê a sua cabeça?)

Esse tipo de imagem é a mesma coisa que circula nos Blogs pro-anorexia, só que de malha de ginástica.

Há muita diferença entre verdadeiro estímulo a um estilo de vida saudável ou só mais um lembrete de que a mulher existe para ser petisco para os olhos de terceiros. Não tem nada a ver com bem estar, bom humor, disposição, boa saúde. É só um anúncio para vender roupas esportivas e suplementos alimentares.

Por esta razão, respondo: minha meta é ser feliz.

Anúncios

Uma ideia sobre “Sobre “Fitspo”

  1. Érica

    Adorei o final “minha meta é ser feliz”, disse tudo, de verdade. Tô contigo! Espero que isso abra os olhos de muita mulher por aí que se vê através dos olhares perversos dos outros ao invés de olhar para dentro de si mesma.

Os comentários estão desativados.