Adoçante na canjica

Eu adoro festa junina. Adoro.

Canjica, paçoca, pipoca! Aqui no Paraná nós temos pinhão… Quem não adora tudo isso?

Recentemente uma amiga minha me passou uma reportagem da TV Globo News sobre as comidas de arraiá (a avó dela saiu na matéria!)… Sobre quitutes de festa junina na feira de São Cristóvão, no Rio de Janeiro.

feira

CLIQUE AQUI E ASSISTA

E eis que eu dei o ‘play’ e aconteceu ISTO:

– 00:02 quitutes de festa junina, eu engordo só de pensar. Pensei, engordei.
– 00:13 a Luiza se esbaldou, comeu à beça, está fazendo regime até agora.
– 00:20 tá uma moda hoje em dia de ‘falar assim’, inventaram um verbo: Jacar. Quando a pessoa tá de dieta mantendo a forma e ela resolve sair da dieta, é um dia assim do lixo

(comida não é LIXO)

(mantendo forma de que? De quadrado, estrela, triângulo?)

– 00:30 gente, tá friozinho no Rio de Janeiro, junho, festa junina, hoje eu vou “jacar”

(você não precisa se justificar, dona repórter…)

0:54 então o milho faz bem, então a pessoa não tá mandando tão mal comendo milho, né… Pode comer com a consciência tranquila

( – Q??)

01:11 então se mudar o açúcar por um adoçante, mudar o leite por um leite desnatado já dá uma ??????????????? [não entendi]
01:21 pra enganar, né? Gordinho de dieta…gente, pra manter a forma a gente tem que…agora eu vou literalmente sair da dieta, eu vou ter que provar então.
01:50 você se preocupa com a balança?!
01:56 é hoje que eu ROLO, gente! Eu tô comendo aqui, amanhã eu tenho que malhar não sei quantas horas

(ZZZZZZZZZZZZZ……)

02:29 cocada mole é saudável??
03:20 gente eu comi tanto que só dançando agora pra dar uma emagrecida, né?

MEU DEUS, PARE!!!!

 

Para ser honesta, eu pausei o vídeo no momento em que a repórter diz para colocar adoçante na canjica, para depois continuar. Precisava de ar. Acho problemático. E o desespero dela estava me desesperando.

Sem nem saber o motivo (me parece um piloto automático), ela está enlouquecidamente reproduzindo a noção de que a gente TEM QUE estar de dieta. Principalmente as mulheres.

Deve ser muito chato participar de um evento como uma festa junina e ficar falando para todos os que estão em volta: “amanhã vou ter que malhar”, “jaquei”, “tô estragando a minha dieta”, “a canjica deveria ter adoçante”…

Gente, isso é muito chato. Se chama Diet Talk. Quem é que aguenta?

(“Tem certeza que você vai estragar seu CARDIO com um monte de calorias?”)

Nós não comemos só porque é uma necessidade. Também comemos para celebrar com os amigos. Isso faz o ser humano diferente dos animais. Porque a comida é manifestação de identidade e cultura. E fator de socialização. Festa junina se chama FESTA junina por uma razão.

Voltando ao adoçante na canjica: é complicado uma repórter de TV dizer para TODO MUNDO colocar adoçante na canjica. Ela não é médica. Ela não é nutricionista. Ela não deveria palpitar. Porque ela está fazendo isso errado.

Adoçante dietético NÃO é um produto indicado para emagrecimento, mas sim para diabéticos. Você tem diabetes? Não? Então você pode usar açúcar na sua canjica. Leia mais aqui. Ou aqui.

– AAAH mas açúcar engorda e é do mal.

Oras, ninguém vai comer canjica de manhã, de tarde e de noite todos os dias! (pelo menos, esperamos que não)

Se for para comer canjica na festa junina, que seja uma verdadeira!

Se deixarmos o DESESPERO de lado, a ansiedade não vai ser tão grande e assim é possível aproveitar os quitutes sem que ocorra uma FARRA alimentar, mas também sem culpa e sem ficar enchendo os ouvidos de quem está em volta.

Diet talk não ajuda ninguém. Não faz a comida ficar menos calórica. Não diminui o apetite. É só uma grande chatice.

NO DIET TALK

9 ideias sobre “Adoçante na canjica

  1. Pingback: Série Diet Talk – Episódio 1 – Omo! Sesange…

  2. Beatriz

    Genteeeeeeeeee!! Não aguentei, ri a matéria toda kkkkkkk essas repórteres precisam de um psiquiatra, no minimo. Adorei, Paco! Ta certíssima. Cada dia aprendendo mais com você ❤

Os comentários estão desativados.