#PesquisadeOpinião

Vamos bater na mesma tecla? Vamos!

Vamos falar sobre isso de novo? Vamos!

Tudo começou quando eu vi esta imagem no Instagram, e achei uma bobagem:

opinião

(Estão fazendo #Pesquisa de opinião sobre o que eu “devo” ser?! Hein? )

Primeira coisa de tudo: sou nutricionista e não TENHO QUE ser nada por causa das expectativas dos outros. Porque o corpo é meu!

Aí eu, mais uma vez, tentei explicar que a aparência das pessoas não pode determinar o quanto elas cuidam (ou não) da saúde. Disse que eu não sou obrigada. E que comigo, não tem conversa.

O que aconteceu em seguida foi uma clássica chuva de comentários sobre como o “nutricionista tem que ter um corpo legal”, “o corpo é cartão de visitas”, “mas e o pneumologista fumante” e o “dentista com cárie”…

(…o que seria um ~~corpo legal~~?)

Eu havia desistido de discutir sobre isso, mas uma amiga minha me convenceu que pessoas preconceituosas precisam de esclarecimento:

“Eu particularmente acho que conversa tem que ter sim….porque a pessoa que pensa assim não tem a informação necessária para pensar diferente. Pré-conceitos só são quebrados com conhecimento.”

Parece justo. Então…

Como “magreza” e “saúde” são conceitos que se encontram perigosamente misturados na cabeça da população, vamos esclarecer:

EXISTE gente gorda saudável e ativa.
EXISTE gente magra doente e sedentária.

Screen-Shot-2013-09-10-at-6.10.46-PM

E, evidentemente, existem gordos doentes e magros saudáveis.

…Como saber?

Amy+Winehouse+FILE+PHOTOS+Amy+Winehouse+Remembered+YiQh7ZxCJRTx

Bueno, olhar para a pessoa não basta. É preciso conhecer, saber mais sobre os hábitos de vida. Também vale lembrar que a saúde humana é composta por diversos fatores e além da saúde física, existe também saúde mental, saúde psicológica, saúde emocional

Corpo perfeito é garantia de saúde plena? É claro que não!

bigorexia_610_400_90_c1

Lembrando que: nutricionistas têm uma ampla área de atuação e nós não trabalhamos exclusivamente para emagrecer pessoas. Há nutricionistas em escolas, lactários, hospitais, restaurantes, indústrias…

No caso dos hospitais, preciso mencionar que nem todos as pessoas hospitalizadas são gordas?  Pessoas com câncer, apendicite, pedra no rim, hepatite, enfisema pulmonar, queimaduras e acidente automobilístico também são atendidas por nutricionistas.

nutri

Informação exclusiva: emagrecimento não é a única atribuição do nutricionista existente no mundo.

(Nesta altura, pergunto: não é verdadeiramente interessante que existam pessoas que se mantêm MAGRAS à base de cigarro e coca diet, e ninguém tem nada para dizer?)

tumblr_m48frkPRM01qdwqdfo1_500

Conheço:

–  excelentes nutricionistas gordas;
– nutricionistas magras que dão vergonha alheia;

Mas também existe:

– nutricionista magra super competente;
– nutricionista gorda que faz tudo nas coxas.

Por que?! Porque aparência não determina competência.

Por isso, exigir que um (a) nutricionista seja magro (a) é uma coisa completamente sem sentido.

Fim.

…Que venha o choro (que é livre) e os comentários sobre pneumologista fumante e dentista com cárie.

 

8 ideias sobre “#PesquisadeOpinião

  1. Jessica

    A questão de confiança não tem nada a ver com o biotipo de cada um…não é porque a pessoa “não faz com ela” que você não pode colher os benefícios da ajuda profissional. Se a pessoa é obesa existem muitos fatores para que isso se dê, e se a pessoa não “muda isso mesmo sabendo” é porque muitas vezes não dá. E nem é preciso. Não dá pra ir contra a natureza de cada um, só porque a gente é ensinado a pensar que devemos confiar num profissional pelo que ele aparenta, não pelo que ele faz. A gente tem que ter um link de confiança com quem cuida da gente, e isso se dá pelas atitudes e pelo carinho e importância verdadeira que o profissional tem conosco. Então vamos repensar um pouco essa ideia de “ah, assim pode mas assado ai não, já é demais…”

  2. kell.klein@hotmail.com

    Esse tipo de opinião é frequente. Uma vez ouvi de uma pessoa que minha filha adolescente deveria ser perfeita porque sou psicóloga, então ela não poderia ter nenhum problema relacionado à essa área, mesmo nessa época complicada. Respondi que sou mãe dela, não terapeuta e que nem se eu soubesse todos os segredos para uma educação perfeita, não iria usar na minha filha, não tenho esse direito.
    Ao que tudo indica, para algumas pessoas o profissional fica acima do bem e do mal. Esquecem que somos humanos e como tal suceptíveis à questões de saúde ou escolhas para o que fazer com nosso corpo ou nossa mente. Já fui a nutricionistas magras, gordas…isso não me importa. O que vale é o que ela, como profissional, vai me indicar para ajudar a resolver meu problema.
    Essa mania de avaliar/rotular/ julgar as pessoas cansa demais. Esquecem que saúde vai muito além de um corpo perfeito.

  3. Renata de Moraes

    Graças a Deus uma pessoa lúcida nessa rede. Preconceitos a respeito das profissões: a gente vê por aqui. Misturado com vários outros preconceitos, dá nesse tipo de coisa..
    Se eu tivesse ganhado 10 centavos cada vez que alguém me falou que os peões da obra nunca iam respeitar uma engenheirA, eu tava milionária já!

Os comentários estão desativados.