Memes Fitness – Parte II

Acabo de ver uma notícia no meu navegador dizendo que “ainda dá tempo de ficar em forma para o verão”…

Em forma de estrela? Triângulo? Hexágono? Me pergunto.

(Em forma!!)

Por que eu deveria me preocupar com isso? Me pergunto também.

Claro que eu me preocupo com a minha saúde e sei que meu corpinho precisa de boa comida, lazer, descanso, atividade física regular. Eu sei disso. Mas por que é que eu preciso modificiar o meu corpo porque o verão está chegando, só para poder me exibir para um monte de desconhecidos? É uma ideia, no mínimo, estranha.

Não vou iniciar projeto nenhum, obrigada.

Mas aqui no NSE eu digo que ainda dá tempo de desistir de falsas ideias sobre saúde e deixar a paranoia de lado!

Vamos continuar a discussão sobre Memes Fitness?

III) Vergonha na cara.

postar 4

Este conceito tem de errôneo tudo o que ele tem de desagradável.

Para começo de conversa, não passa de uma grosseria e não motiva ninguém. Nunca vi ninguém mudar de vida por causa de mensagens ríspidas, acusatórias e simplistas. Mas a figurinha não foi feita para auxiliar nem para dar suporte a ninguém. É só para humilhar, mesmo.

A humilhação reside no fato de que, supostamente, pessoas magras e definidas são mais disciplinadas, mais inteligentes, mais capazes do que as demais e, portanto, não ser assim seria um motivo de vergonha.

É o mesmo que dizer: – enquanto você não for uma versão ‘sarada’ de você mesm@, você é uma vergonha.

Mas agora reflita. Você tem motivos para se envergonhar? Você roubou, fraudou, maltratou os outros deliberadamente, foi desleal, foi desonest@? Traiu? Enganou? Manipulou?

Se a resposta for “não” e você estiver se condenando no tribunal da consciência por não ter uma barriga de tanquinho… Vai por mim: deixa disso.

Sabe por que? Porque é muito mais vergonhoso ser sarad@ e diminuir os demais por causa da constituição física do que ser desprovid@ de uma silhueta “trincada” mas ser lembrad@ por qualidades que te fazem únic@. Conquistar um “corpo dos sonhos” não precisa ser prerrogativa para praticar bullying e certamente não é atestado de superioridade.

A pessoa que afirma que o próximo não ostenta um corpo sarado porque lhe falta “vergonha na cara” precisa de muita evolução espiritual. Precisa entender sobre subjetividade humana, sentimentos, individualidade, genética, sociedade contemporânea, alimentação e até política e economia. Muitos fatores fazem o nosso corpo como ele é, e as coisas não são simples como “tomar uma decisão”.

Quer ver só? Vou contar uma história:

Era uma vez um cara. Ele montou uma empresa e ganhou seu primeiro milhão. Fim.

Eu levei quatro segundos para digitar a história. Na teoria é tudo muito simples e o cara que eu inventei já está milionário. Eu posso, inclusive, julgar a todos os que não têm um milhão de reais com base na historinha que eu inventei:

“Você não tem um milhão? Francamente, é só abrir um negócio de sucesso e batalhar.”

Parece simples, não?

É o que o Meme está fazendo. Julgando todo mundo à partir de uma teoria medíocre (“para emagrecer, basta tomar vergonha na cara”)

Mas não, não basta só isso. Modificar o estilo de vida/emagrecer é um processo muito difícil e complexo. Que nem arrecadar um milhão de reais.

Resumo: não é tão simples.

IV) Piradinha

postar 3

Este é uma figurinha engraçadinha para Facebook. O personal trainer que publicou acrescentou a seguinte legenda:  vamos ver se o povo para de comer bolacha.

No fim das contas, não é tão engraçadinho assim. Além de ser inconveniente e preconceituoso, está reforçando a ideia de que dieta é coisa de mulher. Porque é a mulher que tem a obrigação de ostentar uma bela silhueta para a sociedade (ninguém vai falar dos piradinhOs? Ah tá, pelo jeito eles podem comer churrasco à vontade…)

No mais, só gente gorda come bolacha e só gente magra pode usar roupa curta, certo?

Não.

Resumo: mulher não tem obrigação de fazer dieta.

Uma ideia sobre “Memes Fitness – Parte II

Os comentários estão desativados.