Memes Fitness – Parte I

Como eu estava na fase final da faculdade, não estava escrevendo aqui no Blog com tanta frequência, mas enquanto a minha pequena página ficava em “stand by”, eu recebi dos leitores diversas figurinhas de motivação fitness muito controversas.

O fim de ano é uma época fértil para as bobagens sobre corpo, comida, aparência, dieta e para ressaltar o mito de que as pessoas precisam emagrecer para o verão (o verão é uma estação do ano e ninguém tem obrigação de emagrecer só porque a Terra gira…)

Vou discutir algumas imagens aqui para recebermos as férias e o verão com propriedade e sem ninguém ficar neurótic@!

Talvez você precise emagrecer (nem TODO MUNDO precisa!)… Mas que isso seja feito com bom senso, pelos motivos certos, de forma segura e com acompanhamento de bons profissionais 😉

Mas então… Pront@ para desconstruir alguns mandamentos Fitness? Vem comigo!

I) A equação da magreza.

postar 1

Essa imagem é clássica. E perpetua um estereótipo clássico.

De acordo com a figurinha, o consumo de salada e água (?) resulta num corpo esbelto e ligeiramente retocado por Photoshop, e o consumo de fast food resulta num corpo gordo. Porque claro: todos os magros comem salada e todos os gordos comem hamburguer. Só que não.

As equações transmitem a ideia de que magreza é fruto de uma severa restrição alimentar e que critérios genéticos, comportamentais/afetivos e nível de atividade física de maneira nenhuma se relacionam com a construção da nossa saúde. É como se magro nunca comesse fritura. E como se gordo nunca comesse salada. Besteira pura.

Também acho uma graça o fato da pessoa magra não ter cabeça. Porque o que define a identidade d@ magr@ esforçad@ é o corpo ‘perfeito’ e isso importa mais do que os valores, preferências, atitudes, nuances de personalidade. Você é o seu corpo. E a dimensão interior não importa. Basta ser magr@ e bel@.

Também acho importante ressaltar que, da mesma maneira que se alimentar exclusivamente de refrigerante e frituras não faz bem, viver de salada e água também não é nada saudável e é um hábito que nos levará à deficiência de energia para as atividades diárias e também de vários nutrientes. Carboidratos são importantes para termos boa disposição. São pães, massas, grãos. Proteínas são elementos estruturais e que contribuem também para termos um bom sistema imunológico. Proteínas estão nas carnes, ovos, laticínios, leguminosas.

Vale lembrar também que comer coisas que nos apetecem também é uma forma de ter saúde. Saúde mental e social.

Resumo: não dá para viver de folha e pensar que isso é ter saúde! Não dá para bater o olho num gordo e afirmar que a pessoa se alimenta exclusivamente de hambúrguer!

 

II) Alerta Vermelho

postar 2

Imagem absolutamente preconceituosa, que coloca seres humanos na mesma categoria de entorpecentes, abuso sexual, substâncias tóxicas, líquido inflamável, radiação, explosivos e vaga proibida para estacionar.

Pessoas obesas não são veneno, não são tóxicas, não são proibidas. São pessoas e devem ser respeitadas. A figura confunde a doença com a pessoa e, no fim das contas, acaba transmitindo o seguinte recado: diga não ao obeso.

Tal visão reforça toda a abordagem negativa em torno dos gordos. Ser profundamente discriminado pela sociedade e pelos profissionais da saúde faz com que as pessoas abandonem o tratamento por se sentirem marginalizadas e envergonhadas. Diminuir e menosprezar contribui, apenas, para piorar a qualidade de vida dos que têm problemas de saúde e precisam de ajuda e compreensão.

Resumo: diga não ao preconceito.

Ter saúde é muito mais do que emagrecer a qualquer custo, fazer dieta e exibir músculos. Vale lembrar que podemos fazer o que bem entendermos com nosso corpo, mas não precisamos enaltecer o nosso estilo de vida ridicularizando o corpo dos outros. Ou seja: quer mergulhar de cabeça na paranoia fitness? Ótimo, boa sorte. Mas respeite o próximo. O valor de um ser humano não é medido pelo adipômetro.

adipometro

Anúncios

2 ideias sobre “Memes Fitness – Parte I

  1. murilocamano

    Olá, meu nome é Murilo!

    Sou biomédico, e atualmente estou cursando nutrição e também pós graduação em nutrição esportiva!

    Gostei muito do blog, fala verdades com objetividades e o mais legal prega saúde, sem modismos, indica a procura por profissionais e faz com que as pessoas não vão atras de dicas de internet, coisa rara hoje em dia!

    Também abordo temas ligados à alimentação, nutrição e ciência, meu próximo texto (e possível último do ano) abordará estratégias nutricionais para comer a vontade no final do ano sem perder a saúde!

    Vou seguir você pra não perder mais os posts!

    Até mais

Os comentários estão desativados.