Fim de curso!   

Nessa semana termina a minha jornada de cinco anos ao longo da graduação em Nutrição na UFPR. Há muitos sentimentos envolvidos, muitos agradecimentos e muito para celebrar.

Quando comecei o curso, em 2009, eu não sabia quantos desafios enfrentaria, quantas noites passaria em claro, quantas vezes eu diria “eu não consigo!” para em seguida responder com um “calma… consigo”. Eu não sabia a dureza que seria a final de fisiologia, nem o quanto eu iria precisar estudar para passar em bioquímica e citologia. Eu não sabia quanta tontura me causaria o cheiro de formol nas aula de anatomia humana e também não sabia que tinha capacidade para concluir duas disciplinas de Gestão de Sistemas de Alimentação.

Chorei (muito), ri, fiz e desfiz amizades. Briguei, passei mal, arrumei confusão. Enfrentei preconceito e tive a sorte de ser acolhida por um grupo de pessoas que soube compreender e aceitar meu jeito excêntrico e me receber como amiga. Tive mais altos e baixos do que um eletrocardiograma.

1553491_10204669215116781_571511553106989713_o

São muitos colegas e professores para agradecer. Pela paciência de me aturar e pelo impacto positivo que me causaram. Acho que nos juntamos em torno dessa área tão nobre, que é a Nutrição, porque temos fome. Mas não é só de comida.

É fome de completude, fome de conhecimento, fome de crescimento, fome de justiça, fome de igualdade, fome de saúde, fome de cultura, fome de relações construtivas.

“…Deitarei a toalha branca sobre a mesa
e permitirei que suas pontas venham
cobrir também a minha alma.

Cada vez que nossa mesa é posta,
muito mais que um alimento,
a vida nos é oferecida!

Que seja assim.
Que nossa fome de amor
e de fraternidade seja sempre saciada
nos olhares dos quais nos serviremos.”

(Pe. Fábio de Melo)

Seguirei em frente porque continuo faminta. E não tenho dúvidas: nutrição é minha paixão e meu caminho.

Juramento

Podem ter certeza: este é um juramento que será cumprido.

Agradeço a todas as pessoas que modificaram a minha existência de alguma maneira. Encerrou-se essa etapa de encontros. Talvez eu não veja mais muitos de vocês. Talvez tomemos rumos diferentes, mas a vida é assim mesmo: um processo dinâmico e cheio de nuances.

É difícil narrar a montanha russa de sentimentos que foi o meu caminho para a conclusão do curso. Me resta respirar fundo e tecer novos desejos. Porque são os desejos que nos movem.

Não sou a mesma pessoa que começou o curso há cinco anos e em breve não serei a mesma pessoa que sou agora, neste momento de conclusão. Metamorfose ambulante? Euzinha!

Que venham as próximas etapas.

6 ideias sobre “Fim de curso!   

Os comentários estão desativados.