Motivacionais Corrigidos

A sociedade contemporânea é uma dádiva da internet. Nós somos privilegiados seres humanos com acesso à informação e facilidade de comunicação nunca antes experienciados. Nossa vida pode modificar para melhor quando fazemos bom uso deste engenhoso recurso. Mas claro, nem tudo são flores nesse nosso cotidiano hiper-digital.

Uma das coisas que eu menos gosto na internet (e que, quando aparece no meu Newsfeed do Facebook, me faz rodar os olhos para o teto, respirar fundo e contar até três para não fazer comentários…) é o Meme Motivacional.

O Meme Motivacional é uma figurinha que traz uma mensagem supostamente edificante para as vidas de quem está buscando uma vida mais saudável, mas que na realidade ensina:

– Inflexibilidade;
– Pensamento dicotômico
(CERTO ou ERRADO, PERMITIDO ou NÃO PERMITIDO, BOM ou RUIM, MAGRO ou GORDO etc.);
– Relação desajustada com a comida e a autoimagem;
– Exageros na dieta e na prática de atividade física;
– Absoluta intolerância com imperfeições e desvios da “rotina”.

Também tem as versões que fogem completamente da questão “saúde” e chutam escandalosamente o balde da ética e do bom senso, ridicularizando os corpos das pessoas, falando de invejinha e “recalque”, celebrando segmentos anatômicos como glória pessoal e aplicando conceitos de “A Arte da Guerra” em cima de… Treino & Dieta.

ogueoq

Nesse cyber-mundão de Deus, já vi profissionais da saúde falando que:

– Vestir uma calça 36 é o maior sonho da vida;
– Quem comer chocolate no dia dos namorados vai ficar para tia.
– Que a melhor motivação para sair para treinar é lembrar do ~recalque~ daqueles que ficaram em casa.
– Que ouvir “como você emagreceu” é muito melhor do que um “eu te amo”.

Pois é.

Difícil encontrar genuínas mensagens de motivação por aí.

Por isso decidi postar essas imagens que uma amiga muito querida me enviou hoje. São frases de motivação corrigidas (eu sinto vontade de fazer isso com quase todas que vejo):

afobação

(Respeitar os limites do corpo: importante. E constantemente subestimado)

all the way (Qual seria a lógica de: “se não for pra se MATAR, é melhor nem fazer”?)

biscoito (AQUELE BISCOITO não irá arruinar a sua vida. Principalmente se você é do tipo de pessoa que corre milhas. Não tenha medo do biscoito.)

exercite (Nem sempre é possível treinar TODOS OS DIAS. Você não vai morrer por causa disso. Mantenha uma boa rotina, mas não é preciso “surtar”)

maquina (regras, regras, regras! Se não obedecer, vai sentar no formigueiro!)

meta (Essa é complicadíssima. Porque o que enxergamos no espelho nem sempre é verdade. Pessoas que sofrem de anorexia, dismorfia corporal ou vigorexia JAMAIS ficam satisfeitas com o que vêem no espelho. E é essa, justamente, a origem do perigo)

paixao

(Porque a maior PAIXÃO da minha vida é lavar banheiro.)

Para terminar este post de forma PRODUTIVA (resultados e produtividade… é sempre isso que queremos, não?), sugiro o Tumblr “Faxina Motivacional” que usa as mesmas frases motivacionais sobre treino e dieta para que você tome vergonha nessa sua cara e vá arrumar a casa!

tumblr_n61h8539sJ1tcetu5o1_1280

 

Boa sorte. E não esqueça: Foco, Força & Fé.

Anúncios

5 ideias sobre “Motivacionais Corrigidos

  1. Pingback: Pare de tentar mudar seus hábitos! | A Saúde Simples

  2. Amanda Marques

    Apaixonei nesse tumblr!
    E adoro quando você corrige os meme’s. Aquele que você postou na página do NSE no facebook “reclama que tá gorda, mas não para de comer” –> aviso: quem para de comer morre.
    Foi o melhor ever ❤ Porque essas dicas idiotas que dão por aí, por mais que você diz que não se importa, fica ali no seu subconsciente esperando seu primeiro ''fracasso'' pra te atacar e te fazer recorrer a essas insanidades.

  3. Andrea

    Esse tumblr é ótimo! 😄

    E gente, que ganhar na mega sena ou comer sem engordar que nada, o meu sonho é ter alguém pra lavar a minha louça e limpar a minha casa, hahaha! 😉

Os comentários estão desativados.