Tesourinha do Mickey

Eu não sei se o Instagram serve para mais alguma coisa além de: fazer propaganda e ostentar vidas. Eu não conheço todos os segmentos do Insta, mas como sou estudante da área da saúde (pois é: saúde…) eu já estou familiarizada com: as Dicas do Bem, as fotos no elevador, as recomendações de “produtinho top”, “Team” fulana, “Team” Beltrana, “Projeto” isso e “Projeto” aquilo.

As fulanas e fulanos postam seus selfies e recebem os comentários:

“Que inveja! Que depressão! Esse corpo é tudo que eu sonhei!”

“Nossa que sooonho como você é perfeita!”

“Como faço para ficar assim?”

As fulanas e fulanos postam suas refeições super-requintadas e recebem os comentários:

“que TOP!”

“Que comida maravilhosa.”

“Que injustiça com meu almoço.”

As fulanas e fulanos publicam-se treinado na academia e recebem os comentários:

“É pra quem pode.”

“Imagina eu com um corpão desse.”

“Nossaa, amei  o teu shortinho.”      

mentira(Lembrando que: a “vida glamourosa” mostrada na internet pode nem ser verdadeira…)

A dinâmica funciona assim infinitamente.  Quem posta, mostra. Quem curte, deseja algo que não lhe pertence.

Todos os sites desse estilo estão classificados na categoria “Saúde & Bem Estar”. E passam longe das duas coisas.

Saúde não é: venerar corpos, diminuir os outros, anunciar produtos, postar “selfie”, fazer refeição chique.

…Isso é só uma grande besteira.

Bem Estar não é: invejar o outro, desejar o que não temos, se espelhar numa vida que não é nossa, ficar obcecado com a rotina alheia.

Seguir esses perfis só causa MAL ESTAR e as pessoas se sentem insatisfeitas com suas vidas.

Toda essa cultura do Instagram está mais para uma grande propaganda da tesourinha do Mickey (era uma propaganda terrível):

 

Não sei se todos lembram. Eu me lembro cristalinamente de quando a minha mãe me explicou que aquela criança da TV estava fazendo uma coisa muito feia:

“Nem todas as crianças podem ter uma tesoura do Mickey.
As crianças que têm uma tesoura do Mickey não devem ridicularizar as demais crianças.
Possuir uma tesoura do Mickey não faz a criança melhor do que nenhuma outra.
A tesoura do Mickey funciona exatamente igual à qualquer outra tesoura.
A tesoura do Mickey apenas custa mais caro e incentiva a disputa nas escolas.”

Creio que as lições sobre a tesourinha do Mickey servem para muitos adultos neste princípio de milênio.

hqdefault

(EU TENHO. Quem reclamar, tem recalque!) 

Observação incoerente da autora: se quiser, pode seguir meu Instagram. Lá não tem tesourinhas do Mickey e nem fotos do meu almoço 😉

http://instagram.com/naosouexposicao

4 ideias sobre “Tesourinha do Mickey

  1. ITonelli

    Então, se comenta tanto de bullying nas escolas, entre as crianças…os adultos terão muito q aprender para evitar q este comportamento desastroso continue vivo na sociedade! Ja vi mamãe reclamando tanto se fazendo de vitima porque filhinho, filhinha estão sendo perseguidos… mas eh a primeira a exibir a tesourinha do Mickey “prazamiga”. Vamos crescer minha gente! Adoro seu blog, custou encontrar um do gênero…

  2. Priscila

    Mesma mentalidade de muitos no Facebook: a vida em exposição. A exibição de pratos e artigos de consumo caros não traz a realidade do brasileiro comum que economiza muito. Mas as pessoas, sem terem como bancar tal padrão, adquirem esta cultura da inveja.

  3. Vi

    Excelente texto. Realmente, e infelizmente é o que acontece em redes sociais, uma minoria se exibindo e os reles mortais cada dia mais infelizes. Valorização da futilidade.

Os comentários estão desativados.