Dia Internacional Sem Dieta

Ontem, dia 6 de maio, foi o meu aniversário (que foi ótimo, sou que nem cachorro e adoro que me façam festinha ^^’) e também foi o Dia Internacional Sem Dieta.

Uma data mais que digna de ser celebrada!

58657_519736608048370_1548327618_n

(me deixe em paz, eu vou comer a lua)

 

Eu sou uma quase-nutricionista (falta pouco…) e eu tenho um posicionamento diferente de muitos profissionais da área: eu não acredito em dietas.

Dietas são abruptas, difíceis de seguir, incompatíveis com a rotina urbana, fazem o paciente perder a autonomia e depender de orientações que vêm de fora e além de tudo, muitas vezes são chatas e desnecessárias.

Existem casos como alergias, doenças crônicas, intolerâncias, erros inatos do metabolismo, doenças autoimunes  em que se faz necessário, SIM, restringir a quantidade e o tipo de alimentos que serão ingeridos, fazer várias adaptações, proibir o consumo de alguns nutrientes.

Mas temos uma imensa coletividade sadia que NÃO PRECISA de dieta específica e que está se preocupando à toa.

Se você é uma pessoa não-portadora de: alergias, intolerâncias, doenças do trato gastrointestinal, diabetes, hipertensão, erros inatos do metabolismo ou doenças autoimunes…

Por que, ó raios, você precisaria fazer dieta??

 

Viver numa sociedade onde TODO MUNDO ESTÁ DE DIETA é uma situação aberrante. Algo está muito desajustado.

“Cortar” o glúten, a lactose, grupos alimentares inteiros da nossa alimentação, substituir a comida caseira por receitas estranhas (e caras $$) de “Whey Protein”… Por que?

Pode parecer incrível, mas um organismo saudável, não estressado e não metabolicamente-confuso sabe como se alimentar.

Nosso corpo sabe nos informar que precisa de líquido, alimentos doces e salgados, repouso e outros cuidados com nuances mínimas e especificidade.

O problema é que nós perdemos o contato com nossas sensações de fome e saciedade. Perdemos o contato com os avisos do nosso corpo. Perdemos a consciência corporal. Conhecemos tudo o que existe em volta de nós, temos uma opinião sobre tudo e pleno acesso a todo o conhecimento do mundo ao alcance de um clique: mas não conhecemos a nós mesmos.

10171139_622165117868488_6593647205372039064_n

(Conexão corpo-e-mente: uma habilidade perdida.)

 

A Dieta do Doutor Blá Blá Blá pode ter sido boa para os casos X e Y… Mas não é para todos. Porque nossos corpos têm uma individualidade imensa. Não somos frutos de uma fábrica, não nascemos em produção em série.

tumblr_mbskqfHIfv1qa70eyo1_500

 (“Dieta Dukan, Dieta Dukan…”)

 

Alguns comem mais, outros comem menos. Alguns repousam mais, alguns repousam menos. Alguns funcionam de noite, outros de dia. As variações são muitas e isso é normal!!

Se temos tantas diferenças e peculiaridades de constituição física e personalidade… Por que uma determinada dieta seria adequada para todos?

Uma multidão de Nutricionistas se rendeu à perversidade mercadológica que coloca “modinhas”  em detrimento da comida boa, variada e caseira. Estamos na era dos suplementos bobos com seus rótulos cintilantes e do culto à estética acima de todos os valores humanos.

Não quero fazer parte disso. Jamais.

Alimentação deve ser acessível e saudável e não uma ferramenta de status.

Encerro com uma capa de revista que eu gostaria de ver por aí:

 

1508569_610181989073709_6772324778518075495_n

(Fonte: Nutrição Sem Modismo)

VIVA o dia sem dieta! Ontem, hoje e para sempre!

5 ideias sobre “Dia Internacional Sem Dieta

  1. Larissa Isabele

    Ainda falta muito pra eu ser uma nutri, mas concordo totalmente com essa opinião, queria que mais pessoas entendessem isso pois dentro da nossa classe vemos muitos nutricionistas rendidos a esses modismos ;/

  2. Raiane Souza

    Sou uma quase nutri também, e tenho a mesma opinião. Espero que um dia, o que eu irei pregar (e acredito que você também) ajude muitas pessoas a saírem dessa enrascada.

Os comentários estão desativados.