Descarte de Idosos

Lembro que quando eu estava na escola, a professora de Geografia ensinou que os Esquimós deixam os idosos para trás para morrerem de frio quando eles não são mais produtivos na comunidade.

Eu acho que foi na quinta série (que hoje em dia tem outro nome). Eu fiquei impressionada. Lembro desse dia como se fosse hoje. Deixar pessoas para trás? Vovós e vovós? Mas não pode, isso é triste!

(no fim das contas, os Esquimós acreditam que deste modo os idosos passarão para a terra dos mortos com dignidade para encontrar seus ancestrais… )

Eu lembrei do episódio quando eu li esta notícia:

70% dos idosos estão insatisfeitos com próprio corpo; autoimagem influi na saúde

4efjwitcog7wtut2cntjha6g9

Lembrando que autoimagem é muito mais do que “o que eu acho do meu corpo.”

Autoimagem também envolve o meu conceito sobre minhas capacidades, meu valor como pessoa e meu papel na sociedade.

É difícil imaginar que idosos se sintam BEM, uma vez que estão inseridos em um contexto social Gerofóbico, ou seja, que despreza velhos.

SIM, nós desprezamos velhos. Não respeitamos legado, experiências, histórias e nem a História (com H maiúsculo). Hipervalorizamos o frescor e o entusiasmo da juventude. Ridicularizamos aqueles que chegaram ao mundo antes de nós.

velha

 

 

Homens querem ser mais fortes, mulheres querem ser mais magras (portanto: bonitas. Porque o século XXI mesclou os significados de “magreza” e “beleza”)

 

guerra(Oi?! Eu não declarei guerra nenhuma, muito obrigada. Envelhecimento é um processo natural e eu não quero e NEM POSSO impedi-lo)

Consequências dos valores contemporâneos, que julgam os indivíduos por sua atratividade física/sexual e por seu potencial de produtividade econômica: idosos sozinhos, esquecidos, envergonhados, desvalorizados, doentes e com baixo poder aquisitivo.

Não queremos cuidar deles. Não queremos ouvir suas histórias. Somente apreciamos aquilo que é “glamouroso e sexy” e por isso, idosos não têm lugar.

Os Esquimós descartam os idosos. NÓS fingimos que eles não existem.

…Não somos muito melhores, certo?


tumblr_m331uxo3711r4amizo1_400

 

2 ideias sobre “Descarte de Idosos

  1. Karoline Oliveira

    Nossa isso me lembrou uma reportagem que vi uma “cidade” feita só para idosos em algum daqueles países frios (Noruega, Holanda, Bélgica, já não lembro mais) onde tudo o que é descartável tem autorização para ser eliminado (eutanásia, aborto, suicídio assistido: formas de “poupar” dinheiro e tempo das outras pessoas que poderiam cuidar). A família do idoso paga para ele morar onde tudo é confortável, “projetado” para eles e só tem idosos dentro. Uma inserção às avessas, uma segregação em gaiola de ouro… temo que isso se torne “normal” aqui…

Os comentários estão desativados.