Domingo de Páscoa!

Amanhã teremos o Domingo de Páscoa.

Pois bem, do que se trata?

A palavra “Páscoa” vem do hebraico, Pessach, é uma instituição perpétua da civilização Judaico-Cristã. E é um evento antropologicamente, historicamente e culturalmente interessante, mesmo se não formos pessoas religiosas.

Na Páscoa dos Judeus, comemora-se a saída do povo hebreu do Egito, pela ocasião da PASSAGEM (Pessach) da décima praga que puniu os primogênitos. Este evento é narrado no Livro do Êxodo.

Os judeus comiam pão ázimo (não fermentado) na Páscoa para lembrar o período que passaram peregrinando no deserto, comendo do maná.

A Festa da Páscoa ganhou um novo significado para os Cristãos em decorrência dos eventos da Paixão e Morte de Cristo.

ceia

(Esta é uma reprodução da obra “A Última Ceia” feita com a ajuda dos meus colegas do Curso de Nutrição da UFPR)

E o coelho?? E o ovo??

O coelho representa fertilidade e o ovo representa nova vida e são símbolos que foram incorporados da Tradição Pagã. Por que o ovo atualmente é de chocolate?? Honestamente, não sei! Se alguém souber, explica pra gente. 😉

Enfim… por que falo disso? Porque eu acho realmente um fato triste que a Festa da Páscoa que significa libertação, vida nova, esperança, tenha sido transformada no DIA DO COELHO pela perversidade mercadológica e o interesse comercial.

bunnyjesus1

(“Mamãe, papai… Jesus era um coelho??”)

Quanto ao chocolate, eu ADORO chocolate ^^’

Todo mundo gosta de chocolate! … Bom, eu acho que todo mundo gosta de chocolate.

all-you-need-candy-chocolate-cute-love-Favim.com-206345_large

Mas eu fico pensando nos comentários que eu ouço no período que antecede a Páscoa (“eu vou me acabar, na outra semana eu compenso”, “nossa eu vou comer como se não houvesse amanhã”, “depois eu continuo a dieta“)

E bem, na perspectiva da Nutrição, talvez transformar o domingo de Páscoa numa louca orgia alimentar não seja saudável.

Durante a semana eu vi duas propagandas de supermercados oferecendo: carne, cerveja e chocolate. Conclusão? Churrascão de Páscoa!!

É legal, não é proibido, todo mundo gosta de comemorar!

Mas: costela, cerveja e 1Kg de chocolate talvez seja uma combinação infeliz para nosso sistema digestivo.

Adultos e crianças que comem chocolate como se não houvesse amanhã podem ficar ruinzinhos ao longo da semana.

Uma dica para o Domingo de Páscoa? Moderação!

