História de Fernanda

A Fernanda Fahel também é autora de um Blog (Despedida de Ana e Mia) que discute a aceitação e auto-estima femininas. Ela aborda principalmente os transtornos alimentares.

Ela superou a anorexia nervosa e atualmente sua missão é ajudar outras pessoas no caminho para a recuperação.

A Fernanda enviou um depoimento muito legal para partilhar sua experiência:
10000019_10203793559742446_1627894569_n

“A anorexia fez com que a minha vida virasse um pesadelo. A busca pelo corpo “ideal” começou aos 12 anos. As inúmeras dietas e as várias horas na academia viraram obsessão. Já faz mais de quatro anos que passei a olhar a realidade pelo espelho. E ao refletir sobre tudo de ruim que já aconteceu, percebi um ponto positivo: eu consigo, a partir da minha superação, ajudar outras pessoas que sofrem do mesmo problema e fazer com que se amem mais. Então criei coragem para compartilhar todas as experiências, como forma de alertar as pessoas, os pais e a sociedade, por meio do blog Despedida de Ana e Mia.

Enfrentei a anorexia e a bulimia e tenho propriedade para afirmar que magreza em excesso não é sinônimo de saúde, muito menos de felicidade. O transtorno alimentar distorce a imagem que a pessoa tem dela mesma. Quando todos me diziam que eu estava horrível e acabando com a minha vida, me olhava no espelho e ficava satisfeita com os ossos à mostra, mas ainda não era suficiente. Queria emagrecer cada vez mais. Cada vez mais.

Minha maior necessidade era ser definida pela aparência, e acabava anulando outros fatores como a própria personalidade. Eu tinha um medo enorme de morrer, mas o maior dos medos era de engordar.

Tenho 1,73m de altura e cheguei a pesar 48 kg. Meus cabelos caíam, minhas unhas não cresciam mais, sentia muito frio e meu coração batia mais devagar. Já não saia mais de casa, não sorria como antes e não tinha sonhos. Meu mundo ficou sem cor. Sinto que minha vida ficou em preto e branco todo aquele tempo.

A maior dor não era a do estômago vazio. Era a do sofrimento que eu via os meus pais passarem. Minha mãe não via lógica na minha obcecada vontade de perder peso. Por isso, não compreendia e passamos a discutir muito. Hoje eu sei que tudo era por amor. Meu pai, que sempre foi meu melhor amigo, tinha medo de me abraçar porque achava que poderia me machucar, e também não entendia como a menina alegre de quem ele sempre se orgulhou, tinha mudado tanto.

A família toda fica doente, não só o anoréxico ou bulímico. Todos precisam fazer tratamento. Fui acompanhada por psicólogo, psiquiatra e nutricionista. A terapeuta me orientou a escrever um diário com as angústias e os sofrimentos de todas as experiências ao longo do transtorno. Resolvi, então, expor os relatos pelo blog, e assim levar esperança para quem passa pela mesma situação. A causa da anorexia, o dever da família, como agir…

Melhorei quando percebi que as coisas mais importantes são ter uma carreira, um corpo saudável e muito amor pela família e amigos. É preciso ter fé e coragem. E é exatamente isso que quero transmitir em meus textos.

O espelho cego tem solução, basta querer. Depois de muitos diálogos e persistência, eu meu curei e me despedi de Ana (anorexia) e Mia (bulimia). Elas não me pertencem mais!

E o blog Não Sou Exposição me dá ainda mais força de continuar com meu projeto e me inspira ainda mais a ajudar mais e mais pessoas a se amarem mais! Devemos dizer: somos lindas como somos, por dentro e por fora. E acima de tudo: NÃO SOMOS EXPOSIÇÃO!”

Para saber mais sobre a Fernanda, acesse: http://despedidadeanaemia.wordpress.com/

10008379_10203793559862449_922639120_n

6 ideias sobre “História de Fernanda

Os comentários estão desativados.