Querida mocinha.

Uma vez eu estava dando aula de Educação Nutricional para uma turma de meninas, e eu iniciei a discussão perguntando: “Por quê nós comemos?”

Uma das alunas, de 14 anos, me falou a sua resposta imediatamente:

– Para ficar com o corpo bonito!

Ok.

Aparentemente, “ter um corpo bonito” está no primeiro lugar na lista de prioridades das adolescentes. Na frente de crescer, ter energia, ter boa saúde, se manter em pé… Viver.

É difícil lidar com tais questões quando certos ideais desajustados de corpo, comer e comida se encontram cravados na mente e no coração das meninas como se tivessem sido marcados com ferro em brasa.

Com paciência eu expliquei que devemos comer para manter funções corporais básicas, para garantir nosso crescimento, para fortalecer o sistema imunológico, para socializar com os nossos semelhantes…

Então a mesma garota me disse que queria comer para ficar com o corpo igual ao da Celebridade Fulana de Tal (uma que está na moda) e ser famosa.

bodyimage_81644975

(“Esse corpo não serve! Quero outro!”)

Fiz o que pude, mas o horário estava apertado e eu precisava concluir o conteúdo.

Se eu tivesse o tempo e a chance, diria para ela:

Querida mocinha,

Você é linda do jeitinho que Deus fez. Linda.

Não estou falando isso por obrigação ou para ser clichê. Estou dizendo isso pois me dói no coração observar uma menina tão jovem, tão esperta e tão cheia de vida se preocupando com barriga, bunda, coxas, seios.

Você não é uma peça de boi no açougue. Você é uma pessoa. Uma pessoa cheia de potencialidades. Ser “gostosa”, “magra”, “bonita” ou o que quer que você esteja desejando não te fará mais merecedora de amor. Quem verdadeiramente se importa com você GOSTA de você em todos os tamanhos e formatos. E aqueles que se aproximam de você por causa dos seus dons físicos são também os primeiros que te abandonam quando as coisas ficam difíceis.

Nem todas as pessoas irão aparecer na TV, nas revistas, fazer “ensaio sensual”… Nem todas as pessoas terão o prestígio das famosas. Existem diferentes caminhos para diferentes pessoas. E nenhum vale mais do que o outro.

Você me disse que quer fazer o Curso de Medicina. Pois bem. Você poderá não ter um “corpo dos sonhos”, mas poderá ser uma médica muito especial. Transformar a vida de muita gente. Realizar a si mesma, ao invés de vender sonhos vazios para aqueles que suspiram diante das capas de revista.

Você vale mais, muito mais, do que um belo par de coxas. Permita-se conhecer as gentilezas da vida! Brinque, ria, cante, dance, estude… Seja feliz! Vale a pena sorrir para a linda garota que está ali do outro lado do espelho.

5jxi8p

(Sorria, você é linda!) 

