Conforto e proteção… Chocolate, chantilly e mousse de limão.

Ontem à noite, a hora já avançava na madrugada e eu precisava dormir. Mas aí o meu navegador me contemplou com ISSO:

Blindado

Eu achei muito engraçado. Até lancei a minha versão da figura:

blindado

Mas a questão não acabou.

Quando eu finalmente fui dormir, continuei achando aquele anúncio muito curioso, mas eu não conseguia identificar por quê.

…Foi  então que eu percebi.

Toda vez que eu vejo um anúncio, eu me pergunto “O que este anúncio está querendo me vender?”

Porque NÃO, eles não estão vendendo shampoo, automóvel, cosmético, roupa, sapato. Não é tão simples. Anúncios estão oferecendo: status, segurança emocional, um lugar na sociedade, prestígio, distinção.

O anúncio de “cabelos blindados” está claramente nos oferecendo: segurança e proteção.

Mas ó raios, proteção contra o quê? Agentes externos agressores? Sim.

Mas não somente contra os micro-abrasivos que danificam os nossos cabelos.

Nós, mulheres, coletivamente pedimos por proteção!

Porque nós nos sentimos feias, gordas, abandonadas, incapazes, inseguras. O tempo todo.

A sociedade diz que eu não posso ser gorda…nem magra demais.
Eu não posso ser ingênua…nem inteligente demais.
Eu não posso ser dependente…nem autônoma demais.
Eu não posso ser feia…nem bonita demais.
Eu não posso ser namoradeira…nem solteira demais.
Eu não posso ser fácil…nem difícil demais.
Eu não posso ser forte…nem delicada demais.
Eu não posso usar pouca roupa…e nem roupa demais.

Um inferno esquizofrênico, certo?

Por isso, dentro das garrafinhas de plástico, não estão nos oferecendo beleza, glamour, sedução. O que nós realmente queremos é blindagem. Justamente porque estamos nos sentindo perdidamente vulneráveis.

E nós queremos conforto, certo? Um conforto que o mundo não pode dar. Então a indústria nos presenteia com cosméticos deliciosos para cheirar e passar na pele. Mas não é pra comer! Mulher que “se cuida” não come doce!

Creminhos

Assim chegamos em casa ao fim de um duro dia de trabalho, diariamente, e teremos o amparo do shampoo que nos blinda e dos creminhos doces que nos confortam.

domestic_violence

(Querida, não fica assim. Você está mais que protegida: blindada.)

É melhor ir dormir. Dizem que carboidrato depois das seis da tarde, não pode.

Uma ideia sobre “Conforto e proteção… Chocolate, chantilly e mousse de limão.

Os comentários estão desativados.