Carta de um pai.

O Dr. Kelly Flanagan é um psicólogo clinico estadunidense que, entre outros textos, escreve cartas para a sua filha mais nova, que são publicadas em seu Blog.

Ele escreveu uma carta (originalmente em inglês) sobre as indústrias de cosméticos e moda, e transformou palavras vazias de anúncios em uma profunda mensagem de amor.

Segue a tradução:

target-makeup2

“Querida pequenina, 

Enquanto te escrevo, estou sentado em um corredor de maquiagens da loja “Target” da cidade. Um amigo recentemente me enviou uma mensagem de um outro corredor de maquiagens, me dizendo que se sentiu em um dos lugares mais opressivos do mundo. Eu quis descobrir do que ele estava falando.

E agora que estou aqui, estou começando a concordar com ele. Palavras têm poder, e as palavras expostas neste corredor têm um poder profundo. Palavras e frases como:

Beleza acessível; 

Infalível;

 Acabamento perfeito; 

Força brilhante; 

Poder liquido;

Fique despida;

Desafie a idade;

Rejuvenescimento instantâneo;

Escolha seu sonho;

Quase nua

e

Beleza natural.

Quando você tem uma filha, começa a perceber que ela é tão forte quanto qualquer outra pessoa da casa – uma força considerável com uma alma em chamas com a mesma vida, dons e paixões do que qualquer homem. Mas sentado aqui, também começo a perceber que a maioria das pessoas não a enxergará deste modo. Eles a verão como um rostinho bonito e um corpo para desfrutar. E eles lhe dirão que ela deve ter uma determinada aparência para ser merecedora de valor ou influência.

Mas palavras têm poder de fato e, talvez, as palavras de um pai possam competir com as palavras do mundo. Talvez as palavras de um pai possam chegar até a sua filha em meio a esta armadura de vergonha institucionalizada e encontrar um senso de valor e beleza profundo e indestrutível.

As palavras de um pai não são palavras diferentes, mas são palavras com um significado radicalmente distinto:

Força brilhante. Que sua força não esteja nas suas unhas,mas no seu coração. Que você saiba definir quem você é em seu centro, para que mesmo com medo você possa seguir em frente com persistência.

Escolha seu sonho. Mas não um da prateleira da loja. Encontre o lugar firme e quieto dentro de você. Um sonho real foi plantado ali. Descubra o que você quer fazer no mundo. E quando tiver escolhido, que você persiga seu sonho com muita fé, integridade e esperança.

Despida. O mundo que que você tire a roupa. Por favor fique com elas. Mas nunca recue. Diga o que está no seu coração. Seja vulnerável. Abrace o risco. Ame um mundo que mal sabe como amar a si mesmo.Faça-o de maneira despida. Abertamente. Com abandono.

Infalível. Que você constantemente e infalivelmente saiba que infalibilidade não existe. É uma ilusão criada por pessoas interessadas no seu dinheiro. Se você escolher perseguir a perfeição, que seja na forma de uma graciosidade infalível – para você e todos a sua volta.. 

Desafie a idade. Sua pele vai enrugar e sua juventude vai esvair, mas sua alma é imortal. Ela sempre saberá como se divertir e aproveitar esta vida de uma única chance. Que você sempre desafie o envelhecimento do seu espírito.

Acabamento perfeito. Seu acabamento não tem nada a ver com a aparência do seu rosto hoje, e tudo a ver com a vida em seu último dia. Que seus anos sejam uma preparação para este dia. Que você cresça em graça, sabedoria e amor grandes o bastante para envolver todas as pessoas. Que seu acabamento perfeito seja um abraço pacifico do fim e do desconhecido que vem depois, e que este seja também um presente para todos que te amam.

Pequenina, você ama tudo o que é rosa e cheio de babados e eu certamente entenderei se um dia a maquiagem se tornar importante para você. Mas eu rezo para que duas palavras fiquem marcadas como mais importantes –  as últimas duas palavras que você diz todas as noites, quando eu pergunto: “Onde você é mais bonita?”. Duas palavras tão brilhantes que não poderão ser apagadas com corretivo.

Onde você é mais bonita?

No interior.

Do meu coração para o seu,

Papai.”

baby

Anúncios