Postura, dobras cutâneas e Barbie.

E no Facebook (aah… Facebook…!) me aparece isso:

6d1d027ec39bd223b2f8e90c79e5dafb

(?????????)

Antes da chuva de comentários sobre o significado da mensagem, vamos falar sobre a importância de uma boa postura:

Somos seres bípedes e eretos. Isso significa que utilizamos os dois membros inferiores para locomoção e estabilidade (então os membros superiores ficam livres para esculpir rodas, fazer fogueiras, caçar animais, plantar e colher, construir casas, tocar instrumentos, pintar quadros, escrever na lousa e fazer escultura com balões. É legal!).

(Yaay, sou bípede!)

Um ônus de caminharmos eretos é que nosso corpo precisa lutar contra a ação da gravidade, opondo-se às forças externas que nos levam pro chão. Para tanto, nosso sistema musculoesquelético precisa estar estável e forte.

Se não tivermos suporte muscular para sustentarmos uma boa postura, carregarmos bolsas apenas em um ombro ou sentarmos por longos períodos em assentos que não favorecem a nossa coluninha, poderemos ter os seguintes problemas ortopédicos: hiperlordose, hipercifose e escoliose. São os principais. Várias outras coisas podem acontecer também, como deslocamento de disco, hérnia, pinçamento de nervo…

Enfim. Sentar corretamente, ter sustentação muscular na região do torso (core muscles) e manter uma boa postura é importante? SIM!! É!!

Mas para passar essa mensagem, será que é preciso uma garota de biquíni, besuntada, retocada e com uma expressão facial de “te quero, baby”? Que tal roupas? Que tal diferentes tipos de pessoas? Que tal uma imagem informativa que não seja uma foto “Pseudo-Vogue”??

Uma figura assim?

Ou assim??

Será que é realmente necessário lembrar que mulheres estão sendo observadas o tempo inteiro, então “não se permita exibir uma pelanquinha?”

Being Watched

(“Moça, tô te vendo”)

SIM, é disso que se trata: pelanquinhas.

Segue trecho do texto “Coisas que ninguém diz para meninas gordas”:

“Todo mundo tem dobrinhas quando se curva. Todo mundo. Vamos deixar isso claro logo de cara. Nos últimos meses, mais de trinta mulheres, das mais magricelas até as mais gordinhas, se deitaram nuas na minha cama. Eu geralmente pedia que elas abraçassem seus joelhos, e vocês não vão acreditar: todas tinham dobrinhas na barriga.

Adivinhe só, querida leitora? Pele (epiderme humana) é um órgão flexível e é NECESSÁRIO que se dobre. Quando um membro extende, o outro contrai. Mecanismo básico de flexão e extensão. Do contrário, você seria uma criatura mais ou menos assim:

tumblr_mpnhwvr5mU1qiwvhmo1_500

A Boneca Barbie é feita de plástico resistente derivado do petróleo. VOCÊ é orgânica. Você é feita de oxigênio, carbono, hidrogênio, nitrogênio e VÁRIOS microelementos.

A vida não é um ensaio fotográfico. A vida não é um anúncio de revista. A vida não é um constante esforço para ser sexy. Mensagens SIMPLES como “sente direito” não precisam ser “glamourosas” e nos lembrar que não somos a mulher da revista. Isso é besteira.

ps: a garota que escreveu este artigo o fez com muito boa postura 🙂

ps2: a Barbie está me obrigando a deixá-la falar.

122688_barbie_glam_pool_with_doll

Diz aí, Barbie!

“- Ai, gente, que injustiça! Meu corpo também dobra!!! Em 90 graus.”

Anúncios

3 ideias sobre “Postura, dobras cutâneas e Barbie.

  1. Nina Vieira, Livreira

    Sabe quem adora publicar imagens como a do topo desse texto? Uma certa blogueira fitness muito famosa. A diferença é que a foto é da modelo Candice e ela está numa “má postura”.
    É o que eu digo: estímulo ao bem-estar não é desejo desenfreado de emagrecimento. Que coisa feia e que péssimo exemplo o desse pessoal, hein.
    Beijão.

Os comentários estão desativados.