Noivas Neuróticas

Eu trabalhei por um período em uma loja de cupcakes (O termo “cupcake” surgiu em 1828… boatos que coisas tradicionais nos EUA são a última moda no Brasil…).

Me lembro de uma garota que entrou na loja e ficou fascinada por tantos modelos e sabores. Então ela perguntou se fazíamos encomendas para eventos. No caso, o casamento dela. Eu respondi que ela poderia marcar uma degustação, ficaríamos felizes em atendê-la. Foi quando ela mandou a máxima:

– Degustação NÃÃÃO!!! Toda noiva está de dieta.

Me ocorreu dizer:

– Menina. Você está NOIVA. Existe um rapaz que te ama. Que quer constituir família junto contigo. Vocês passarão (ao menos esperamos…) O RESTO DA VIDA juntos. É um momento tão especial na sua vida. Por Deus: vestidos são feitos para as noivas, noivas não são feitas para os vestidos!! Divirta-se! COMA OS MALDITOS BOLINHOS!

…Mas eu estava em expediente, sem autorização para discutir sobre determinações sociais mercadológicas. Então tudo o que pude fazer foi ficar atrás do balcão, em silêncio e munida de uma expressão Poker Face.

poker-face

Pode parecer chocante, mas a indústria dos casamentos NÃO DESEJA que você viva feliz para sempre. Ela quer o seu dinheiro. E fim.

Antes do ano 2000, havia menor pressão para que noivas perdessem peso antes do casório. Significa que o mercado publicitário ainda não havia pensado em abordar essa “falha” em especial. O “Photoshop” não era procedimento padrão até então. A indústria do emagrecimento movimentou mais de 60 bilhões de dólares em 2010, mais que o dobro em 1992.

Então sim. Está acontecendo um certo “convencimento” em torno da ideia da “noiva magra”.

lose-weight-for-your-wedding

Mais que um casamento, o “grande dia” é um Show, onde todos os olhares estão voltados para A NOIVA (mais especificamente, para a aparência dela!)

…E a noiva, além de apresentar-se devidamente emagrecida, deve cantar ópera, dançar tango, assobiar, chupar cana, andar de monociclo, apresentar um número de ventriloquismo e participar de um Mini Arquivo Confidencial do Faustão.

Bueno, é disso que se trata o mercado publicitário, não? Criar necessidades.

Recentemente, indústrias relacionadas com dieta, cirurgia plástica, casamentos e a mídia especializada no público feminino declararam as noivinhas do mundo todo como ALVOS de seu bombardeio. Na última década, aconteceu um aumento dos shows de TV, campanhas publicitárias, reportagens, procedimentos cirúrgicos e programas de emagrecimento em nome da “beleza noivística” (afinal você tem que “brilhar” no seu grande dia).

Como resultado, 9 entre 10 noivas afirmam que desejam perder peso.

slim

(Anúncio do Produto SlimFast: “Precisa perder uns quilos antes do casamento?” Porque NÉ… Gordas não podem casar. Todo mundo sabe disso.)

Nada disso leva em consideração a saúde física/emocional, felicidade, relacionamentos e progressos pessoais em questões verdadeiramente importantes.

A maluquice dos casamentos criou também um novo problema: pesquisadores identificam um aumento de comportamento anoréxico entre as noivas, que pode ser chamado de “brideorexia”, termo criado pelo Dr. Ira M. Sacker, especialista em transtornos alimentares. Adicionalmente, 10% das mulheres que iniciam comportamentos alimentares inadequados e extremos antes do casamento correm risco de desenvolver um transtorno alimentar pleno após passado o evento.

Só tem um problema. O CASAMENTO fica em segundo plano. Sabe?

Aquela parte em que os noivos dizem: “prometo ser-te fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, por todos os dias de minha vida”?

Huum… Fidelidade na riqueza, na pobreza, na alegria, na tristeza, na saúde e na doença me parece um assunto mais sério do que a circunferência abdominal da noiva. Palpite, né.

Mas se você está noiva de alguém e PRE-CI-SA perder uns quilos para poder se casar, você pode fugir para o deserto por uns dias. Lá não tem comida, mas pelo menos os falcões podem te fazer companhia.

noiva

Anúncios

2 ideias sobre “Noivas Neuróticas

  1. Não sou Exposição. Autor do post

    Uma pena que ela tenha passado por tudo isso :/

    Mas a sociedade, de fato, pressiona muito e ainda valida o comportamento dando “parabéns” para as noivas que emagrecem.

    Se algum dia alguma paciente vier me pedir para emagrecer por causa de um casamento, vou dizer para procurar outro profissional. Eu me recuso.

    :p

  2. Musicista Feminista

    Minha prima que pesa 65 kg e tem mais ou menos 1,70 ficou fazendo dietas malucas por mais de um mês antes de casar, e ainda usou cinta pra diminuir a barriga ( que barriga? nem tinha mais!) no dia do casamento. Todo mundo parabenizava a força de de vontade dela, diziam que ela parecia uma Barbie…
    Enquanto o noivo dela estava com uns 100 kgs, cheio de espinhas….ah mas ele é o noivo, ele não é exposição!

Os comentários estão desativados.