Nelson Mandela…quem?

Vi uma adolescente reclamando no Facebook:

“- Que chatice isso de Nelson Mandela, só eu não sei quem é?!”

[…Oh, boy.]

É interessante saber quem foi Nelson Mandela (carinhosamente chamado de Madiba pelos Sul Africanos). Porque ele é um ícone da luta pela igualdade, democracia e direitos humanos. Foi presidente da África do Sul na década de 1990, ganhou o prêmio Nobel da Paz e existe até o Dia Internacional do Nelson Mandela (18 de julho) instituído pela ONU. É uma das personalidades mais representativas do século XX.

Então, sim…Ele foi tipo assim, um cara importante.

(Nações Unidas prestam tributo a Nelson Mandela)

Eu tenho certeza que a menina do Facebook sabe quem é a Fernanda Lima. E ouviu falar dos peitos da Fernanda Lima. E discutiu sobre o vestido da Fernanda Lima. Porque o assunto do momento é a Fernanda Lima. Fernanda Lima. Fernanda Lima.

Deveríamos fazer um exercício coletivo de auto-reflexão. Porque no nosso país a aparência de uma apresentadora gerou tanta discussão quanto a morte do Nelson Mandela (ou mais).

Acho engraçado que ninguém passa dois dias discutindo sobre aparência, a roupa, os sapatos e o cabelo do presidente da Fifa, ou de algum outro homem importante qualquer, tipo, sei lá, o Nelson Mandela.

madiba

Anúncios