“Extraordinário”…você já leu?

Como encarar um mundo que não sabe te encarar de volta?

Como sobreviver num mundo que idolatra a estética?

banner-livro-extraordinario-menino-capa

“Extraordinário” (em inglês, “Wonder”) é um livro da autora americana Raquel Jaramillo Palacio, que conta a história de um garoto de 10 anos chamado August Pullman.

August sofre de uma severa deformidade facial chamada Síndrome de Treacher-Collins, combinada com uma anomalia genética rara, condições que “fizeram guerra no seu rosto” (nas palavras de sua irmã Olivia).

Ele passou por inúmeras cirurgias e complicações médicas. Por isso ele estudou em casa e nunca frequentou uma escola de verdade… Até agora.

“Extraordinário” é não somente uma campanha anti-bullying, mas também um apelo à gentileza, à doçura. Um convite para enxergarmos mais do que a aparência das pessoas, e investigarmos mais profundamente as almas antes de formarmos conceitos sobre elas.

capa-extraordinario_frente

Auggie convive com pessoas maravilhosas que o ajudam ao longo do caminho…E também com gente terrível. Gente cruel. Gente que machuca pelo esporte de machucar.

A história se passa numa escola e me fez lembrar de tantas pessoas que são simplesmente ignoradas, deixadas pra trás, sentenciadas ao buraco obscuro dos “não populares”:

…Porque são gordas.
…Porque são “feias”.
…Porque têm um “cabelo engraçado”.
…Porque usam colete ortopédico.
…Porque têm um problema de dicção.
…Porque não sabem jogar bola.
…Porque usam óculos e aparelho “freio de burro”.

Enfim, todos conhecemos histórias assim. Sabemos como é triste. E sabemos que as pessoas que sofrem discriminação podem carregar sequelas pelo resto da vida.

E sabemos também que crianças podem ser cruéis.

Extraordinário é o poder da gentileza, das ações de aceitação e bondade. O poder da fraternidade se mostra superior ao da crueldade, que é barulhenta, que faz estrago… mas não possui o mesmo poder de transformação. Apenas de destruição.

Recomendo a leitura, o livro não é caro e decididamente vale a pena.

=)

http://www.choosekind.tumblr.com

4 ideias sobre ““Extraordinário”…você já leu?

  1. Ludimila

    Estou lendo. É lindo mesmo, tem momentos bem emocionantes, outros bem divertidos. Ele nos faz pensar muito sobre como lidamos com aqueles que não estão dentro dos padrões que a sociedade impõe como adequado. Em alguns momentos, confesso, me senti envergonhada por algumas reações que já tive, mesmo tendo sido elas involuntárias. Este livro abriu meus olhos para uma série de coisas. Recomendo muito.

  2. Alanna

    Deatlhe comprei este livro pra minha filha semana passada muito bom : ), excelente leitura para todos independente da idade.

  3. Alanna

    Lembro que na época da escola eu usava óculos, na verdade uso até hoje, os meus apelidos eram: Chiquinha, Galo Cego (por causa do meu irmão que tbm uava óculos ), 4 olhos,Fundo de garrafa e afins e sempre sentava no fundo, porque eu era diferente rsrsrsrs, as feias e as gordas sentam no fundo da sala falava a galera da frente. Lembrando aqui rs daqueles tempos crueis, mesmo assim tenho boas lembranças daqueles tempos. Bjs

Os comentários estão desativados.