“Gordo fracassado”

A aparência/tamanho do corpo de uma pessoa NÃO TEM RELAÇÃO com qualidades morais.

Isso significa que: chamar pessoas acima do peso de fracassadas, oportunistas, indisciplinadas, conformistas, descontroladas e preguiçosas é um ato de preconceito. É LIPOFOBIA disfarçada de discurso de saúde.  Ou seja, repúdio aos gordos.

gordofobia

Comentários como “ser gordo é desculpa de quem é fraco” NÃO têm NENHUMA preocupação com a saúde das pessoas, com sua integridade emocional ou  com os problemas causados pela obesidade. Isso é apenas uma forma velada de dizer:

“- Eu abomino gordos.”

Não podemos tecer diagnósticos sobre o estado de saúde de uma pessoa OLHANDO para ela. Muito menos podemos dizer qualquer coisa sobre sua personalidade.

Ou seja: não temos direito de chamar uma pessoa de fracassada porque não gostamos de pelanquinhas. (pessoalmente acho elas legais, nada contra… Mas aparentemente dobrinhas são coisas MEDONHAS que nós não podemos ter no nosso corpo…Não sei direito porque.)

Observe a imagem abaixo. Todas essas mulheres são atletas de padrão olímpico.

olímpicas

Isso significa que:

1) Elas treinam.
2) Elas cuidam da alimentação.
3) Elas são disciplinadas.
4) Elas não são preguiçosas.

(E antes que comece a CHUVA de comentários em decorrência de interpretações errôneas:

NÃO estou dizendo que as pessoas devem ser obesas. NÃO estou fazendo apologia ao sedentarismo. NÃO estou mandando ninguém comer um monte de fast-food. NÃO estou negando que a obesidade e o sobrepeso causam danos à saúde. NÃO estou dizendo que quem está acima do peso deve ignorar o fato e morrer de AVC no sofá da sala.)

Anúncios

2 ideias sobre ““Gordo fracassado”

  1. Vanessa Oliveira

    Que cada um seja do jeito que é! Não é só os obesos que sofrem em ser assim, mas numa sociedade onde existe a superexposição da mulher nas mídias, basta ligar em qualquer programa de TV para ver mulheres de biquínis com seus corpos esculturais, é ou não é? Fica muitas vezes difícil de nos aceitarmos se não tivermos consciência que cada um é do jeito que é, que possamos aprender a lidar com as diferenças porque eu já desisti de seguir esse padrão “globo” de perfeição.

  2. Patrícia

    Geralmente pessoas acima do peso/obesas são vistas como relaxadas, descuidadas!
    Penso que cada um sabe de si, de seus problemas e limitações. realmente concordo com as colocações do texto. Percebo que hoje temos um incentivo de “culto ao corpo” muito mais pela aparência em si do que a própria conscientização pela saúde.
    Como disse cada um sabe de si, o problema é que nossa sociedade ainda é muito preconceituosa com tudo!

Os comentários estão desativados.