Imagem Corporal

Imagem corporal é: a maneira que uma pessoa percebe seu corpo e imagina que os outros a percebam. Essa imagem sofre influências do meio familiar, amigos, mídia, sociedade e cultura.

10 fatos sobre a imagem corporal:

 1) Pessoas que não gostam de seus corpos e não procuram informações sobre alimentação saudável correm risco de desenvolver transtornos alimentares. Os transtornos alimentares são relações desajustadas com a comida que incluem jejuns, restrições constantes, episódios de compulsão e mecanismos de compensação como vômitos induzidos e uso de laxantes.

2) 91% das mulheres se sentem insatisfeitas com a sua imagem corporal e usam recursos como dietas e abusos de exercícios físicos na tentativa de atingir um corpo “ideal”. Em contrapartida, apenas 5% das mulheres do mundo possuem o tipo de corpo celebrado e representado na mídia.

3) 58% das universitárias se sentem pressionadas para que tenham um peso corporal específico.

4) Quanto mais “reality shows” uma criança assiste, mais importância dará à própria aparência.

5) 1/3 da população que se diz “constantemente de dieta”, poderá desenvolver mecanismos patológicos de restrição alimentar. ¼ desta parcela poderá desenvolver um transtorno alimentar pleno.

6) Imagem corporal se relaciona intimamente com auto-estima. Baixa auto-estima em adolescentes pode acarretar transtornos alimentares, atividade sexual precoce, abuso de substâncias e tendências suicidas.

7) Mais de 30% das mulheres afirmam que consideram a possibilidade de realizar uma cirurgia estética no futuro.

8) Estudantes do sexo feminino que consomem produtos da grande mídia depositam alto valor de importância em conceitos como “ser sexy” e ter uma boa aparência.

9) 95% dos portadores de transtornos alimentares têm entre 12 e 25 anos de idade.

10) Somente 10% dos portadores de transtornos alimentares buscarão ajuda profissional.

Anúncios