“Que Saúde, hein”

Hoje eu tive o desprazer de levar uma “cantada” de um ônibus inteiro de estudantes a passeio da escola.

Imagino que não passavam de 12 anos. Vários meninos pendurados pra fora da janela, “mexendo” com as transeuntes. Vários. Como garotos-perdidos fugidos da Terra do Nunca.

Fiquei constrangida e irritada com eles, claro. Queria a chance de tê-los todos na minha frente, para que eu pudesse explicar uma coisa ou duas.Mas ao mesmo tempo, pensei… Posso culpá-los? Que chance têm?

Estão reproduzindo um jogo social onde todos sabem as regras… E no entendimento deles, é isso que o homem faz.

Mulheres estão na rua e são observadas pelos homens.
Homens decidem se aprovam ou não a aparência das mulheres.
Homens tecem comentários sobre a aparência da mulher.
Mulheres se sentem responsáveis pelas manifestações positivas E negativas.
Homens se sentem no direito de reclamar quando mulheres não aceitam essa dinâmica.

QUALQUER MULHER sabe que isso acontece, é real e é diário. Basta andar alguns quarteirões.

linda

O Blog Think Olga realizou uma pesquisa sobre isso (eu também respondi), e estes são os resultados:

http://thinkolga.com/2013/09/09/chega-de-fiu-fiu-resultado-da-pesquisa/

…Eu também digo: CHEGA DE FIU-FIU!!

E você?

