Retoques

Técnicas digitais traiçoeiras criam formatos corporais irreais e pele perfeita, e fazem com que mulheres de todo o mundo se sintam inseguras em relação à sua aparência e tamanho naturais.

A manipulação é empregada em anúncios para criar cinturas finas, pernas longas, dentes brancos, apagar manchas modificar a cor dos olhos e da pele. Nas palavras de Christine Morgan, fundadora da Butterfly Foundation (Fundação Australiana de apoio aos portadores de transtornos alimentares):

 “Cada vez que uma modelo é retocada, a lacuna entre a realidade e a percepção social do ideal se torna maior”.

Pequenos ajustes como estes abaixo parecem inofensivos, ou imperceptíveis. No entanto, causam um grande impacto naquilo que nosso cérebro percebe como uma imagem verdadeira, e causam consequências também nas expectativas de como é verdadeiramente a aparência um corpo feminino. Nossos olhos recebem um “banho” de perfeito. E não conseguimos assimilar a realidade depois de tanto observarmos tantos anúncios e revistas. É uma armadilha para nossa mente.

Photoshop modelo

Photoshop modelo 2

Anúncios

Uma ideia sobre “Retoques

  1. Nina Vieira, Livreira

    Há um exemplo inesquecível disso. Havia uma propaganda da Dove com uma modelo que foi fazer umas fotos e, após o resultado das mesmas, suas fotos foram photoshopadas, ganharam slogans e um outdoor, onde duas moças olhavam para ela.
    Sim, existe um impacto gigantesco na sociedade por conta desses comerciais. Uma pena. Sempre esperam a perfeição daquilo que é claramente humano. E, consequentemente, errôneo.
    Abraços.

Os comentários estão desativados.