Cirurgiã-Cardíaca-Ninja-Poeta

Quero falar de Cameron Russell. Não porque ela é uma garota bonita (ela é! Lindíssima!). Mas porque ela é uma garota inteligente. Ela trabalhou como modelo por 10 anos, mas isso não a define. Ela é formada em Economia e Ciência Política na Universidade de Columbia.

tumblr_lq3d9h31Xd1qg44mto1_1280

Cameron tem algo a dizer para todas as garotas que sonham em ser modelos:

Imagens são  poderosas. Mas imagem são também superficiais. Isso significa que uma imagem é apenas uma representação, e ela não diz quem você é.

Ela diz que é modelo, está no palco e recebeu muitas oportunidades porque ela é uma “garota branca bonita”, e isso é o que a sociedade ocidental contemporânea considera “sexy”. Ela possuiu uma vantagem genética. E ela sabe disso. E ela não considera um mérito.

Seguem algumas perguntas comuns que ela recebe, e a respectiva resposta.

Como se tornou modelo?

O fato de ser modelo profissional resulta de uma roleta russa genética (ou seja, nasceu com todos os atributos que o mundo hoje considera “bonito”), somada a um legado cultural de 200 anos  que dá preferência às figuras esguias e brancas.

SIM. BRANCAS. Cameron comenta que no ano de 2007, de todas as 677 modelos profissionais que foram contratadas por todas as agências, apenas 27 não eram brancas. Isso representa menos de 4%.

Posso ser modelo quando crescer?

Aqui, Cameron responde com outra pergunta: “- POR QUÊ??????”

Você pode ser o que quiser! Pode ser presidente da nação, inventora ou (essa parte eu achei O MÁXIMO….) uma CIRURGIÃ-CARDÍACA-NINJA-POETA.

ninja poet

Ela também explica que ser modelo não é uma carreira, com um rumo de desenvolvimento definido, e sim uma conjuntura de critérios fora do controle (como ganhar na loteria).

Em 4:48 ela brinca com a “espontaneidade” das  fotos, e com a monotonia do seu trabalho (ela sabe que o que ela faz não é complexo como o trabalho de um cirurgião)

As fotos são alteradas?

SIM.

Não apenas são retocadas, mas ela explica que existe uma grande estrutura para produzir as imagens. Ela mostra um exemplo de como ela era realmente na época em que iniciou a carreira de modelo, em 2003: Nada mais que uma menina, que foi transformada em mulher. Por meio de recursos técnicos.

came

“Essas fotos não são minhas. São construções.” Profissionais como cabelereiros, maquiadores, fotógrafos, estilistas estão envolvidos.

Ela também comenta sobre a diferença de tratamento que ela costuma receber por ser considerada uma “garota bonita”, e de como são tratados os jovens negros e desfavorecidos nos Estados Unidos.

Cameron também diz que as meninas adolescentes não se gostam. Porque se comparam com as imagens midiáticas e produzidas. E revela uma triste estatística:

“Aos 13 anos, 53% das garotas se definem como “insatisfeitas com o seu corpo”. Aos 17 anos, o índice aumenta para 78%”

Então ela testemunha: um corpo magro e um cabelo brilhoso não tornam ninguém feliz e fabuloso.

Essa é a verdade que não é dita: ela se sente insegura. Modelos se sentem inseguras em relação à aparência. Porque elas devem se preocupar com isso todos os dias.

Então ela diz, por fim, para quem deseja saber se um cabelo brilhante e um par de coxas finas fazem uma garota ser mais feliz:

“- Modelos têm as coxas mais finas, os mais belos cabelos, e as roupas mais legais…E são o grupo de mulheres mais inseguras da face da Terra.”

De modo geral, ela convida que pensemos no poder das imagens, e em como isso afeta as nossas vidas.

BRAVO, Cameron!! Aplaudimos de pé!!

557944_607535792593271_710157297_n

ACEITE E GOSTE da sua aparência. SORRIA e descubra do que você gosta!! Quem sabe você pode se tornar uma poeta-ninja, ou algo ainda mais incrível!!! Você é quem escolhe.

=]

Anúncios

2 ideias sobre “Cirurgiã-Cardíaca-Ninja-Poeta

  1. Daniela Ferron

    Seu blog está cada dia melhor, eu adoro ler ele, sempre me deixa com boas reflexões! Achei muito bacana ela incentivar as outras garotas a serem o que quiserem, e deixarem as inseguranças de lado pra perseguirem seus sonhos. E achei muito bom ela mostrar que ter coxas finas e cabelos brilhantes não traz felicidade a ninguém, e que mesmo quando as mulheres conseguem atingir o padrão tão desejado de beleza suas inseguranças continuam igual, pq este padrão é insustentável.

    cirurgiã-cardíaca-ninja-poeta *.*

Os comentários estão desativados.