A Grande Humilhação.

Considerando mais uma vez a espetacularização do corpo alheio na Televisão, existe um programa em particular, produzido pela emissora NBC, nos Estados Unidos que se chama: “The Biggest Loser“, ou seja: O grande perdedor.

biggest-loser-13-final-3-520x298

Para início de conversa, a palavra “perdedor”, nos Estados Unidos, não é empregada como aqui. Ser definido como um “LOSER” significa pertencer à mais baixa escala social. Significa que você é o mais “otário” dos seres viventes. É um termo pejorativo e muito cruel, e que enriquece o vocabulário daqueles que praticam bullying. Este é um pensamento alimenta a ideia de que não existe diversidade de talentos no mundo, mas apenas duas categorias: “vencedores” e “perdedores“.

Aparentemente, os vencedores são: magros, portanto esforçados e disciplinados.
E os perdedores são: gordos, portanto folgados, malandros e sem força de vontade.

Esta é uma relação de poder que permite que os “educadores” físicos do programa gritem, humilhem, diminuam e ridicularizem os participantes.

Neste programa, o que o público aprende são as seguintes lições:

– Gordos não prestam.
– Gordos prestarão…quando conseguirem emagrecer.
– Pessoas magras são intelectualmente superiores às pessoas gordas.
– Todo gordo é folgado.
– Comportamentos alimentares extremos justificam a “meta”, que é emagrecer.
– TUDO BEM colocar pessoas acima do peso (“os perdedores”) como espécimes a serem observados na TV.

002_biggest_loser(participantes do programa classificados por cor, e em plaquinhas com os dados corporais de cada um: vitrine de açougue.)

Emagrecer NÃO deve ser feito de modo radical, abrupto e em espírito de guerra contra si mesmo, e contra os alimentos.

images

 (Os coordenadores do programa pintam o rosto para enfrentar as “terríveis gorduras malvadas” e os “gordões preguiçosos”.)

Caso existam dúvidas sobre maneiras saudáveis de emagrecer, o Portal Nutrirse é uma boa escolha. O site é elaborado por Nutricionistas e estudantes de Nutrição, e o foco é científico. Nada de extremismos ou mitos. Também recomendo o Blog do GENTA e o Blog O Corpo é Meu.

Emagrecimento é coisa séria. Sentimento das pessoas é coisa séria. Saúde física e emocional é coisa séria. E definitivamente… Não é show. Pensemos nisso.

B Loser

Anúncios

2 ideias sobre “A Grande Humilhação.

Os comentários estão desativados.