Em fila, garotas!

skinnythinspo-1349153007_600

Esta imagem é um esteriótipo midiático muito comum. Ela representa um grupo de mulheres sexy enfileiradas (em geral uma tocando a outra de alguma maneira). Elas são quase idênticas, com excessão de uma PEQUENA VARIAÇÃO de cor da pele/biquíni/cabelo. Eu não gosto desta imagem por diversas razões.

São modelos da Victoria’s Secret novamente, e num primeiro momento, o que nosso cérebro nos diz é:

a) Eu não sou como elas.
b) Se eu não sou como elas, eu não sou bonita como elas.
c) Talvez eu deva modificar minha aparência.

 

Mas nosso cérebro compreende muito mais além. Esta foto ensina a nossa mente que:

a) Mulheres são itens colecionáveis. (e vêm em várias cores).
b) O que existe é Mulher (com “M” maiúsculo) e não mulheres com personalidades diferentes e singularidades.
c) Mulheres são todas-iguais-só-que-um-pouquinho-diferentes.
d) mulheres existem em função do olhar do outro (elas estão olhando para o espectador).
e) mulher com pouca roupa é uma coisa BANAL e descartável.
f) o dever de uma mulher é tirar a roupa para você ver.

A analogia não é boa, mas é como observar uma estante, mas não enxergar o título dos livros, ou como observar um buffet, mas não saber que tipos de alimentos estão sendo oferecidos.

EM FILA, garotas: vocês servem para ficar olhando. 

Quando eu digo: Não sou exposição… Estou falando sério!!

2 ideias sobre “Em fila, garotas!

  1. Dora

    essas são para consumo. O problema reside nas gordinhas que se acham mercadoria descartavel por não serem iguais.

  2. Daniela Ferron

    Adorei, Paco! Além de padronizar um modelo de “Mulher” e nos objetificar como itens descartáveis, também explora a noção de que a sexualidade da mulher é apenas para agradar os homens… mulheres se expondo a apreciação masculina, posando de uma forma sexualizada para atrair os homens, tirando o poder da mulher de viver sua própria sexualidade, como quiser, com o corpo que quiser, com @ parceir@ que quiser… Não somos exposição!!

Os comentários estão desativados.