“Thinspo”

“Thispo” é uma palavra formada pela contração de duas palavras da língua inglesa: “thin” (magra) e “inspiration” (inspiração)

De thin-inspiration, surgiu thinspiration, e atualmente, simplesmente THISNPO.

Essa palavra significa algo muito, muito perigoso: “thinspo” são imagens publicadas em blogs, sites e redes sociais que preconizam anorexia nervosa e bulimia como estilos de vida.

Porém, anorexia e bulimia são DOENÇAS.   Então ensinar as pessoas a fazer de tudo para manterem-se doentes é irresponsável e retarda tentativas de tratamento.

É como se houvessem imagens e textos circulando na internet que dissessem: “Não combata o seu câncer! Ele é bom para você! Não se desfaça dele.” Prejudicial? Sim. Estarrecedor? Muito!

 

 

 

Exemplo de uma imagem “Thispo”. O texto diz: “Nada
é mais saboroso do que ser magra.”

Uma das maiores dificuldades no tratamento dos transtornos alimentares é o medo de se desfazer dos comportamentos nocivos, bem como o medo de engordar. Essas mensagens espalhadas pela internet são muito ruins por que confundem, e fazem parecer que um distúrbio alimentar é uma “escolha“, ou que “não é um comportamento grave“.

Se você conhece alguém que compartilhe esse tipo de imagem, ou que faça uso delas para justificar comportamentos inadequados, converse com a pessoa sobre isso.

Anúncios