“Dê um sinal de vida”

“Ei, dê um sinal de vida”… É uma expressão que nós dizemos quando estamos com saudades, ou preocupados com alguém que vemos pouco.

Sempre reparo que se o nosso mundo fosse igual ao mundo das propagandas, revistas, filmes, novelas… Todas as mulheres de mais de 40 anos seriam engolidas pela terra. Sumiriam. No máximo, as veríamos por aí na forma de gordas carentes, sogras neuróticas, madrastas amarguradas que nos fazem rir. Mas mesmo assim, bem poucas delas.

A comunicação em massa SOME com as mulheres mais velhas, maduras. Nas propagandas de campanhas de “Dia das Mães”, por exemplo, mãe e filha parecem irmãs.

As pouquíssimo autênticas mães representadas na campanha publicitária de uma loja de departamentos.

O que aconteceu com nossas mães, avós, tias, professoras? Aquelas DE VERDADE? Aquelas pequenas, médias, grandes, baixinhas, altinhas, de óculos, gordinhas, de cabelos brancos…?

Tenho vontade de dizer para elas: “Dêem sinal de vida!”

Pode parecer chocante e estarrecedora a informação que tenho para partilhar, mas é verdade: Envelhecer é normal. 

A pessoa que fica mais velha não cometeu um erro. Ela não fez nada de errado. Ela não precisa se esconder.

Mas as mensagens midiáticas fazem com que cada ruga seja uma vergonha. Cada fio de cabelo branco, uma ofensa à sociedade.

As mulheres maduras sentem-se na obrigação de se esconder! Esconder seu corpo, cabelos, rostos. COMO?! Comprando os produtos anti-envelhecimento feitos com carinho para elas, claro! (“Por que você vale muito.“)

Sou estudante da área da Saúde. Conheço medicamentos anti-inflamatórios, anti-eméticos, anti-alérgicos, anti-piréticos, anti-coagulantes, anti-hipertensivos…

“ANTI-ENVELHECIMENTO”? Faltei essa aula. Não sabia que envelhecer era doença.

Anúncios

2 ideias sobre ““Dê um sinal de vida”

  1. Mariane

    Paco! Parabéns! Você está esccrevendo super bem, acho que vamos fazer uma bela parceria no ano que vem. Vamos fazer um trabalho com as mulheres de Campo Magro sobre a lei Maria da Penha, e porque não colocar estas questões? São muito importantes. Beijos e boa sorte

Os comentários estão desativados.