Dietas de Emagrecimento

Basta uma pesquisa rápida em qualquer ferramenta de busca da internet para encontrar os convites apelativos:

“Perca 11Kg em 4 Semanas!”

“Dieta da Sopa”

“Dieta do Abacaxi!”

“A Dieta Japonesa!”

“Emagreça em 3 dias.”

As dietas de emagrecimento que prometem uma perda de peso abrupta e muito rápida, focam somente no número de calorias que será ingerido, sem levar em consideração os nutrientes (que são importantes para a saúde do corpo e da mente) que serão fornecidos.

Além de disseminar informações irresponsavelmente, sem qualquer credibilidade médica ou científica, essas dietas causam ansiedade, desconforto mental, e uma relação de “briga” com a comida, sendo que a alimentação deveria ser um processo natural e prazeroso.

O ideia de “batalha” contra os alimentos, e contra o seu corpo sempre nos chega através de expressões como:

“Projeto Biquíni! Conquiste o corpo que você quer AGORA!”
Detone as gordurinhas indesejadas”
Ataque a flacidez com a nova série de abdominais turbinada”

“Conquiste, detone,ataque”…. Posicionar-nos contra nossa constituição corporal e contra os alimentos é um fator de risco importante para o desenvolvimento de transtornos alimentares, principalmente bulimia e/ou anorexia. Sentir que você deve ser “punida” após a ingestão de alimentos, que supostamente são inimigos terríveis do seu corpo, é uma ideia muito perigosa, principalmente para crianças e adolescentes.

Médicos e Nutricionistas podem auxiliar na diminuição de gordura corporal, caso um quadro de sobrepeso ou obesidade esteja comprometendo a saúde dos indivíduos.

Mas e quando o assunto são mulheres saudáveis, ativas, dentro da faixa de peso corporal saudável??

POR QUÊ detonar as tais gordurinhas? Por que são indesejadas? Elas estão ali, são suas, não?
QUEM DISSE que elas devem ir embora? Essa idéia é sua? Ou veio de fora?

Imagem

Anúncios

2 ideias sobre “Dietas de Emagrecimento

  1. Mariza Iurk

    Olá! Pesquisando na Internet: livros, vídeos, ensaios, e outros para meu Doutorado, fiquei maravilhada com o teor desse site. Parabéns!!! Fiquei por muito tempo navegando e compartilhando sobre assuntos que me interessam e deveriam estar mais frequentes aos indivíduos.

Os comentários estão desativados.